domingo, 31 de outubro de 2010

O artigo da Loja na Time Out


PS - Gostámos muito do artigo; gostámos menos do tempo que fez na Sexta-feira, Sábado e Domingo e que dificultou a visita à loja! Não se ganha sempre. :-)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A caminho: volume (vol. 15) do Handbook of the Birds of the World

O último volume publicado da colecção de referência Handbook of the Birds of the World, o volume 15º, já vem a caminho da loja. Este volume é dedicado a Famílias da Ordem Passeriformes, e inclui (entre outras) aves muito comuns na nossa avifauna, como  pintassilgos e verdilhões, e aves de outras paragens como  víreos, tecelões, bicos-de-lacre e os muito ameaçados honeycreepers do Hawaii, um grupo de aves exuberante que exemplificava de forma única o fenómeno de radiação adaptativa que ajudou Charles Darwin a formular a sua - e nossa - teoria de evolução.


Infelizmente, muitas destas espécies estão agora extintas, uma realidade assustadora mas cada vez mais inevitável.
Árvore filogenética e adaptações de algumas das espécies de honeycreepers do Hawaii. Imagem ligada à página de origem.

A livraria Trama re-abre as portas hoje


Uma boa notícia! Logo à tarde (hoje é o vigésimo nono dia de Outubro do ano dois milésimos décimo - desculpem mas sou obcecado com a distinção entre numeração ordinal e cardinal e apesar de escrever 29/10/2010 refiro-me sempre a um ordinal, porque as datas são ordinais e se acham que estou a ser nerd esta distinção é importante para evitar a confusão geral sobre quando muda a década ou o século ou o milénio...), mas dizia, logo à tarde re-abre a livraria Trama, aqui pertinho, na Rua de São Filipe Nery ao largo do Rato (Lisboa). Vão ver! (e se quiserem consultar o nome dos números ordinais, uma das dificuldades que impede o seu uso correcto podem ir a esta página da Wikipédia, que foi a que eu usei para saber o nome correcto da data de hoje). Mas o importante mesmo é que voltem a incluir a Trama no vosso mapa mental.

Estava a ver se a chuva amainava...

... para sair de casa e ir para a loja. Será que agora para chover tem de ser sempre estas gotas grossas e pesadas, a rodos, com trovões? Serei o único a achar que as alterações climáticas estão aí em força e só não vê quem não quer?
Imagem de radar de intensidade da chuva. Tirada da página do Instituto de Metereologia..

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Estamos na Time Out desta semana!

Esta semana somos a Loja da Semana da revista Time Out - Lisboa n.º 161 (de 27 de Outubro a 2 Novembro de 2010), página 85. E estamos também na versão online. 

Obrigado à Ana Garcia Martins e à Ana Luzia pela reportagem.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Já estão na loja os livros "Aves de Portugal" e "Flores da Arrábida"

Já chegaram os dois livros da Assírio & Alvim que anunciámos há dias:

- Aves de Portugal - guia ornitológico do continente
- Flores da Arrábida - guia de campo

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Hoje fizemos 5 meses que abrimos as portas e ...

... fomos surpreendidos por um belo presente. Ou melhor, três. Tudo começou com o maradona do blog a causa foi modificada que anda à procura do novo livro Aves de Portugal (e que se passar por cá não se irá arrepender) e que recebeu uma sugestão da maravilhosa comentadora "Ana" que indicou - e bem! - a nossa loja como possível sítio para comprar o livro. Uma coisa leva à outra, e como esta semana decorrem as Noites Claras do Príncipe Real, em que a loja participa, Pedro Rolo Duarte destacou a loja no programa da Antena 1 Janela Indiscreta de 22 de Outubro de 2010. E foi uma agradável surpresa! Ficamos, naturalmente, contentes em ver o nosso trabalho divulgado. Obrigado, Ana, maradona e Pedro!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Chegaram os pósteres Korck da África do Sul

São pósteres laminados, lindos e maravilhosos, sobre fauna da Europa e de África. Ungulados de África, Tubarões do Mundo, Dinossauros, Sapos de África, Cobras de África, Carnívoros de África, Aves de Rapina da Europa, Aves de Rapina de África, Aves dos Parques da Europa, Aves Aquáticas, Peixes Dulçaquícolas, Peixes de Mar. Primatas de África ... Enfim, são 26 pósteres diferentes.

Conseguir tê-los cá foi uma odisseia (lidar com algumas empresas portuguesas e os seus esqueminhas é uma maravilha; cada um é pró que nasce e nós povo português nascemos para os esquemas...).

E tudo para o satisfazer a si! Venha vê-los! (e quem sabe comprá-los....)


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nova visita guiada ao Jardim França Borges, Príncipe Real

Integrada no programa Noites Claras, Rui Pedro Lérias, da Loja de História Natural, irá guiar uma visita às árvores do Jardim França Borges, Praça do Príncipe Real. Será no Sábado, 23 de Outubro de 2010, e o ponto de encontro é na loja às 16.00 (Rua do Monte Olivete, 40 - em frente ao Museu Nacionald e História Natural). Ver a nossa localização aqui. Ver também no Ecosfera.

Venha conhecer o clone do Plátano de Hipócrates que enriquece este Jardim, uma de 6 árvores classificadas ali presentes. 

Podem ver comentários e fotos à anterior visita feita ao Jardim França Borges no blog dos Amigos do Príncipe Real e no blog da Associação Árvores de Portugal.

Consultório de Identificação de Plantas

Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010, das 19.00 às 23.00, vai decorrer o primeiro Consultório de Identificação de Plantas da Loja de História Natural. A ideia é as pessoas trazerem fotografias de plantas que desejem identificar, ou partes de plantas, desde que colhidas legalmente! Uma vez na loja, lançaremos o desafio aos presentes e entre nós tentaremos fazer a identificação da planta.

Pessoalmente, adoro desafios de identificação, apesar de falhar com frequência! Junte-se a nós nesta actividade que é um contributo da loja para a 4ª edição das Noites Claras no Príncipe Real.

E deixo já um desafio: quem consegue identificar esta planta?

As fotos foram tiradas por Martin Sirovs, autor dos livros The CASCAIS-SINTRA AREA a walker's guide e QUE PLANTA É AQUELA? (What plant is that?), ambos à venda na loja. Neste último livro são incluídas 900 espécies de plantas encontradas em caminhadas na zona de Cascais-Sintra. Mas o desafio que Martin lançou a si próprio não terminou e continua a encontrar plantas novas.
Esta planta foi fotografada em terrenos abandonados entre a Estrada da Alapraia (ou Est. das Corredoras) e Alapraia, de frente para os jardins da CERCICA (Centro de Reabilitação Profissional de Cascais). De acordo com o Martin é uma planta com capítulos parecidos aos de Achillea ageratum ou Otanthus maritimus (= Achillea maritima), mas com folhas muito diferentes de ambos. Sugestões?

Na Sexta-feira, tragam as vossas dúvidas de identificação! 

PS - Obrigado Ecosfera, pela divulgação.

PPS - O Martin informa que não é Helichrysum, as folhas são muito diferentes.  Junto nova imagem da planta, desta vez do caule e folhas, para ajudar à identificação.

Noites Claras no Príncipe Real, Lisboa


Esta semana vê a 4ª edição da iniciativa Noites Claras no Príncipe Real, Lisboa. De 21 a 23 de Outubro de 2010, de Quinta a Sábado, as lojas do eixo Rua da Escola Politécnica - Jardim França Borges - Rua D. Pedro V, terão as suas portas abertas até mais tarde e nós não seremos excepção!

Assim, de 21 a 23 de Outubro teremos as nossas portas abertas até às 23.00. 

Na Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010, teremos também um Consultório de Identificação de Plantas, onde todos são bem vindos com fotografias de plantas para identificação (ou partes de plantas, mas atenção, não façam recolha ilegal de plantas!).

No Sábado, 23 de Outubro de 2010, iremos guiar uma Visita às árvores do Jardim França Borges, Praça do Príncipe Real. O encontro é na loja às 16.00.


Encontro Humanista deste mês: Cerimónias Humanistas

É já esta Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010, pelas 20.00, o segundo Encontro Humanista que decorre na terceira Quarta-feira do mês na Loja de História Natural.

Entre convívio e discussão livre, iremos falar este mês sobre Cerimónias Pessoais Humanistas. Apesar de os Humanistas não serem crentes, continuam a querer marcar acontecimentos importantes na suas vidas, seja o nascimento de uma filha, a união com outra pessoa ou a celebração da vida de um ente querido que parte. Estas cerimónias são ainda uma raridade em Portugal, onde muitas vezes se tem que recorrer a um Padre Católico por falta de conhecimento das possibilidades. Mas não são menos importantes para os Humanistas que querem marcar estes momentos com afecto e honestidade, e com um forte cunho pessoal, adequando-as às pessoas envolvidas.

Neste encontro vamos falar sobre estas questões, sobre a importância destas cerimónias não religiosas para os não-crentes. Será um ciclo de três encontros dedicados a estes assuntos: o primeiro, já esta Quarta-feira, incidirá sobre as cerimónias de Boas-vindas. No segundo, a 17 de Novembro de 2010, falaremos sobre cerimónia para marcar Uniões, e a 15 de Dezembro de 2010 iremos incidir sobre as cerimónias de Despedida. Foram convidadas para participar nestes três encontros elementos da equipa da empresa Arena do Tempo que se dedica à celebração de cerimónias pessoais.

Serão, certamente, discussões muito interessantes. Abertas a todos os Humanistas e Ateístas.

Dois livros a não perder!

Estão a sair do forno da Assírio & Alvim dois livros absolutamente maravilhosos (obrigado Trama pela dica! Temos saudades vossas!).

- Aves de Portugal - Ornitologia do território continental
- Flores da Arrábida - guia de campo

Vejam as capas abaixo. Não é de ficar com água na boca?! Data prevista de lançamento: final desta semana, a 22 de Outubro de 2010. Reserve já a sua cópia connosco!


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Foi uma alegria ler esta nova Portaria! (e não é todos os dias que se diz isto...)

Para quem entre nós é Formador CAPado sabe o desespero que é ter que renovar o CAP (Certificado de Aptidão Profissional), gastar uma pipa de massa, horas infidáveis, o demorado processo de renovação.

Mas agora, finalmente, chegou-se a uma conclusão extraordinária (demorou mas foi...) se uma médica, engenheira ou árbitra o é toda a sua vida, porque razão uma formadora o deixa de ser de 5 em 5 anos?!

De acordo com a Portaria nº 994/2010 de 29-09-2010, os CAPs de Formador deixam de ter validade, e mesmo os caducados mantêm-se válido.

Uma muito boa notícia! Partilhem.

Apresentação do livro "Bicho-do-Mato" de Luís Gastão


  A Loja de História Natural gostaria de contar com a sua presença na apresentação do livro bicho-do-mato, de Luís Gastão.
 
« Um bicho-do-mato e um leopardo


Cruzaram-se. Nada em comum tornou-os amigos. A selva toda reunida naquele pedaço de jardim junto ao rio. Tão inesperado encontro merecia testemunhas. Tiveram-nas.

Fizeram-se e celebraram-se no melhor que a vidas lhes dera. Conheceram-se. Viveram o possível. Cumpriram o mundo. E partiram, como têm sempre de partir, os que se amam.»
 in bicho-do-mato, pag. 80

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010
a partir das 19.00

Na Rua do Monte Olivete, 40 - Lisboa
(à Rua da Escola Politécnica)

Informações:
lojadehistorianatural.com
210 998 725
info@lojadehistorianatural.com


Não percam.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vamos estar na Terra Sã 2010

Sábado, 9 de Outubro de 2010 (14h-20h) e Domingo, 10 de Outubro de 2010 (10h-18h), vamos estar na Terra Sã 2010, a Feira Nacional de Agricultura Biológica, que este ano terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL, ver mapa) e será subordinada ao tema "Agricultura Biológica e Biodiversidade". Esta feira é organizada pela Agrobio - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, que, como nós, são grandes fãs de joaninhas.

Como podíamos não estar presentes com a nossa gama de abrigos para joaninhas (e outros insectos auxiliares, fundamentais para a agricultura biológica)? Venham visitar-nos na feira!


PS - Atenção às alterações de horário da loja nos próximos dias.

Alterações ao Horário da Loja

Devido à participação da Loja de História Natural na feira Terra Sã 2010 o nosso horário vai sofrer alterações:

Sexta, 8/Out/2010: Abertos das 15h00 às 20h00
Sáb., 9/Out/2010: Fechado ao Público
Dom.,10/Out/2010: Fechado ao Público
Seg., 11/Out/2010: Fechado ao Público

Reabrimos Terça, 12/Out/2010 às 12h00

Em contrapartida, estaremos na Terra Sã:

Sáb., 9/Out/2010: das 14h00 às 20h00
Dom.,10/Out/2010: das 10h00 às 18h00

Novo horário da loja a partir de dia 12 de Outubro de 2010:

Terça a Sexta das 13h00 às 20h00
Sábado das 10h00 às 18h00
Domingos das 14h00 às 18h00

Encerramos à Segunda-feira

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cão (rafeiro alentejano?) procura dono


Fomos adoptados por este belo (e ainda meio cachorro) cão, que há dois dias nos acompanha e guarda na nossa Casa na Arruda. Talvez o não termos conseguido recusar-lhe uma lata de salsichas e água depois de nos ter seguido o carro durante uma porção de tempo (e depois termos comprado ração...) não tenha ajudado, mas o bicho tinha fome e sede, fazer o quê?.

Infelizmente, não temos condições para o manter (estou sempre na Loja em Lisboa!). É afável e obediente e excelente cão de guarda: fez logo o reconhecimento do seu território e está de olho em tudo.

Aceitam-se sugestões sobre a melhor maneira de lhe dar um bom futuro. Onde o entregar? Alguém quer ser adoptado por ele?

E já agora, que eu não percebo nada de marcas de cães, será um rafeiro alentejano ou cruzamento com um?

Contactem-nos aqui ou para o mail info(arroba)lojadehistorianatural.com

(actualizarei aqui posteriormente a solução encontrada)

domingo, 3 de outubro de 2010

A Loja de História Natural divulga: Árvores e Ecologia Florestal da Reserva da Faia Brava



"No pró­ximo Sábado, dia 30 de Outu­bro, decor­rerá na Reserva da Faia Brava, uma acti­vi­dade orga­ni­zada pela Asso­ci­a­ção Árvo­res de Por­tu­gal (AP) e pela Asso­ci­a­ção Tran­su­mân­cia e Natu­reza (ATN) (...).

Sob o tema Árvo­res e Eco­lo­gia Flo­res­tal da Reserva da Faia Brava (PDF), esta acti­vi­dade visa dar a conhe­cer a área flo­res­tal, pre­do­mi­nan­te­mente cons­ti­tuída por sobrei­ros e azi­nhei­ras, e per­ce­ber as comu­ni­da­des flo­rís­ti­cas e fau­nís­ti­cas asso­ci­a­das a estes bos­ques, desta que é a pri­meira área pro­te­gida pri­vada a inte­grar a Rede Naci­o­nal de Áreas Protegidas.

Esta visita inclui um per­curso pedes­tre de cerca de qua­tro qui­ló­me­tros na Faia Brava, na parte da manhã. Na parte da tarde, a acti­vi­dade pros­se­gue fora da reserva, com a visita, de carro, ao frei­xial do Prado da Gada­nha e ao car­va­lhal do Con­vento de Santa Maria de Aguiar, no con­ce­lho de Figueira de Cas­telo Rodrigo."

Nem imaginam a vontade que tenho de ir! Mais informações aqui. Esta visita é um excelente pretexto para se associarem a estas duas organizações.

sábado, 2 de outubro de 2010

Hoje, Sábado, 2 de Outubro de 2010, estamos abertos até às 18.00

Ilustração de Cavalo-Marinho

Por Marco Nunes Correia. Na loja temos reproduções desta e muito outras ilustrações de autores nacionais.

Ontem foi dia binário

01.01.10 Tenho uma vaga ideia que isto são meia dúzia de bits, ou será de bytes? E se forem nibbles então é a dobrar, acho eu. Ou é a dividir?! Eu e a informática... Ainda sou do tempo que se escreviam trabalhos à mão, em papel cavalinho, com linhas a lápis para depois serem apagadas. Agora, se a minha professora da Primária visse a minha caligrafia até se assustava. Ainda mais, que os meus cadernos da época estão cheios de comentários tipo "Que letra tão feia!". Pedagogia à moda antiga.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Estamos na revista "Os Meus Livros" deste mês!

Estamos na página 10 da revista Os Meus Livros deste mês. E estamos muito felizes com isso, claro! Obrigado à revista e à jornalista Sara Figueiredo, do Caldeirão de Voltaire. Está nas bancas!