sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Adeus 2010 ... Olá 2011!

Põe-se 2010, nasce 2011. As fotos são de um cliente, satisfeito com o seu jardim de bolso! E enquanto como para aqui uma azevia de grão e um sonho de abóbora (que era suposto levar para casa...), aproveito para desejar a todas as sete mil milhões de pessoas do mundo um excelente 2011. 

Cá entre nós, bom, bom, era se fossem todas nossas clientes! ;-)

A SIC Notícias vai fazer 10 anos...

... e nós temos o presente perfeito para alguém oferecer ao canal, globos  muito semelhantes ao logotipo. Ora vejam:

É verdade que o cinzento e o encarnado estão trocados. Mas dificilmente encontram melhor símbolo para a festa de aniversário deste canal! À espera de quem queria presenteá-los à estação! :-)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Novos Globos: Orião e Geógrafo

Chegaram dois novos globos de 30 cm de diâmetro à loja. The Orion é um elegante globo iluminado com o mar preto, pé e semi-meridiano em aço. Já  cá tinha estado mas foi o primeiro globo que vendemos. The Geographer é um globo mudo, sem texto escrito, com uma superfície preparada para escrever com marcadores e apagar vezes sem conta, uma excelente ferramenta educacional.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Faz hoje 7 meses que abrimos as portas

Faz hoje 7 meses que a loja abriu ao público! A semana passada a loja alcançou pela 1a vez a facturação mensal necessária para manter as portas abertas a longo prazo (e conseguir pagar o ordenado ao chato do Rui Pedro Lérias que não nos larga ...). Para todos vós que nos têm ajudado a tornar este louco projecto realidade vai o nosso sincero obrigado. Esperamos estar aqui para vos servir durante muito anos

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Entrevista no portal Planeta Azul

O nosso funcionário Rui Pedro Lérias não perde uma oportunidade para se auto-promover, em vez de andar a promover a loja ou a atender as pessoas que esperam e desesperam ao balcão. Mas se quiserem mesmo saber quem foram os simpáticos que foram nas Lérias do tipo só têm que visitar o fantástico portal de ambiente Planeta Azul. “Tenho um pequenino lote de terreno onde estou a recuperar um bosque”... Vai trabalhar, pá. Em vez de andares para aí a promover a tua casa, a tal de madeira de eucalipto, paredes de terra e isolamento de cortiça.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Horário especial de abertura de 20 de Dezembro 2010 a 1 de Janeiro de 2011

A pedido de várias famílias vamos abrir a loja todos os dias na próxima semana.

Eis o nosso horário:

Seg, 20/12/2010 das 11.00 às 20.00
Ter, 21/12/2010 das 11.00 às 20.00
Qua, 22/12/2010 das 11.00 às 20.00
Qui, 23/12/2010 das 11.00 às 20.00
Sex, 24/12/2010 das 11.00 às 20.00
Sab, 25/12/2010 Encerrado
Dom, 26/12/2010 Encerrado
Seg, 27/12/2010 das 13.00 às 20.00
Ter, 28/12/2010 das 13.00 às 20.00
Qua, 29/12/2010 das 13.00 às 20.00
Qui, 30/12/2010 das 13.00 às 20.00
Sex, 31/12/2010 das 13.00 às 20.00
Sab, 01/01/2011 Encerrado
Dom, 02/01/2011 Encerrado
Seg, 03/01/2011 Encerrado

A partir de Terça, 4 de Janeiro de 2011, voltamos ao horário normal de funcionamento. 

A loja do peixe


- Olhe, se faz favor, vende peixe seco?
- Não, minha senhora, vendemos livros, mapas, globos...
- E peixe em posta?

Os nossos clientes são assim

Sabemos que estamos cansados quando recebemos o seguinte telefonema:

- Estou sim, estive aí na loja há pouco, fui levantar dinheiro porque o cartão não estava a funcionar enquanto me fez os embrulhos? Lembra-se?
- Claro que sim, esqueceu-se aqui na loja de alguma coisa?
- Eu acho que não paguei.
Silêncio enquanto tento despertar os últimos 15 neurónios que me restam.
- Tem razão, acabei por não lhe cobrar os 83€.
- Peço imensa desculpa, foi também distração minha. Hoje já não consigo aí voltar mas fique descansado que Segunda ou Terça passo aí para pagar.

Sabemos que estamos a fazer alguma coisa bem...

...quando vêm da FNAC perguntar-nos quem nos fornece alguns produtos.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Chegaram os Transition Books e mais livros de permacultura

Já ouviram falar no movimento de transição? Vão-se habituando ao termo porque é o que temos todos de fazer em breve, fazer a transição para um mundo post-carbono, ou seja, um mundo onde a enorme subsídio de energia chamado petróleo começa a rarear.

Recebemos hoje na loja os livros Transition Books:
The transition Handbook - From Oil Dependency to local resilience

Communities, Councils & a Low-Carbon Future

Local Sustainable Homes

Local Food

Local Money
E chegaram ainda vários livros de Permacultura, como o Permacultura 1 e o Permacultura 2 do Bill Mollison (os dois) e David Holmgren (o 1).

 E por hoje fico-me por aqui. Vou para casa que amanhã deve ser bom dia de vendas e tenho que descansar.

Sabem aquele belo livro de arte botânica e evolução?

Aquele de que falo no post penúltimo deste. Exacto, esse. Bom, já foi. Mas ficam estes dois e muito mais:

Não me levem a mal ser gabarolas...

... mas tive 18 na cadeira dela.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Chegou uma encomenda de livros de Kew Gardens

Chegou este, por exemplo.

The art of Plant Evolution.

‘Art meets science’ in this beautiful book that aims to give readers a sense of some contemporary scientific discoveries that are changing our understanding of plant relationships.

136 botanical paintings from the Shirley Sherwood Collection, by 84 artists, cover 50 orders of plants in 118 families, and a total of 133 species, providing a sweeping overview of the evolution of plants on earth. The paintings display a sampling of the plant world from fungi to daisies, including algae, mosses, ferns, conifers and flowering plants arranged in the most up to date evolutionary sequence, determined by recent DNA analysis.

The text places each artist’s observations as displayed in the paintings, in the context of modern plant classification, providing readers with a new understanding of the complex interrelationships between plant species, and enhancing their appreciation of the botanical artist’s ability to portray the delicate beauty of nature.

This publication is based on an exhibition in the Shirley Sherwood Gallery of Botanical Art at the Royal Botanic Gardens, Kew, held in 2009 to celebrate Kew’s 250th anniversary and Darwin’s bicentenary.'

Como ando sem tempo, ando a piratear as descrições dos livros. Vocês não se importam, pois não?

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sabem qual é o best-seller da loja na última semana?!

Eu podia dizer-vos, mas é capaz de cheirar mal.

Encontro Humanista e Ateísta de Dezembro: Cerimónias Fúnebres

O Encontro Humanista deste mês irá decorrer já na próxima Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010, a partir das 20.00 na Loja de História natural. Este será o último de 3 encontros dedicados ao tema das cerimónias humanistas. Já abordámos as Cerimónias de Boas Vindas e as Cerimónias de União. Este último encontro foi vivido de forma intensa pelos participantes, com muita discussão livre, muita dinâmica de grupo, muitos desafios de preconceitos. Pessoalmente, gostei muito.

Desta vez iremos falar em Cerimónias Fúnebres. Trata-se, talvez, da cerimónia em que os humanistas mais sentem falta de uma verdadeira alternativa à cerimónia religiosa. Porque não se ser religioso e não se querer um Padre  a fazer uma Missa de Corpo Presente  (ou outra cerimónia religiosa correspondente) não significa que não se valorize, e muito, os momentos que antecedem as últimas despedidas a alguém que deixa um vazio nas nossas vidas. Será talvez a cerimónia em que mais se tem a ganhar com o início do processo de luto feito de uma forma humana e personalizada.

Para complementar a discussão destas questões teremos a participação das celebrantes da empresa Arena do Tempo que se dedica à realização destas cerimónias.

E temos também um desafio, para quem queira. Pedimos aos participantes, se estiverem interessados, que partilhem um trecho literário, um poema, uma música que gostariam fosse lido ou tocada no seu funeral. Para quem queira, claro!

Obrigado e até Quarta-feira.

Livros de Gogumelos da Editorial Celarayn

"En esta guía de gran formato y de edición cuidada encontraremos más de 1200 táxones de hongos descritos e ilustrados de la Península Ibérica, tanto de las regiones húmedas como áridas; así como de otros territorios de Europa.
Las descripciones contienen diferentes apartados: nombres vulgares junto con científicos, caracteres macroscópicos y microscópicos, hábitat, comestibilidad y diversas observaciones. Además se acompaña de unas claves (dicotómicas) que hacen más fácil la identificación de dichas especies.Guía imprescindible tanto para aficionados como micólogos."

"Esta Guía de Campo está basada en el “Atlas fotográfico de los Hongos de la Península Ibérica”, de reciente aparición, pero con un formato diferente, lo que permitirá un uso y manejo más cómodo en el campo, habiendo eliminado todo lo concerniente a los caracteres microscópicos, además se añaden 12 especies interesantes.En esta obra se describen e ilustran cerca de 1200 táxones de hongos representativos de la Península Ibérica, principalmente de la Submeseta Norte, Cordillera Cantabrica, Parque Nacional de Doñana, Pirineos y Portugal. De forma más esporádica también se han tomado fotografías en Alpes, Cárpatos, Gran Bretaña y Francia.Las descripciones, siempre acompañadas de una ilustración fotográfica, contiene diferentes apartados: nombre vulgar, caracteres macroscópicos, hábitat, diversas observaciones, así como un símbolo sobre su comestibilidad o toxicidad. Además se acompaña de unas claves dicotómicas que hacen más fácil la identificación de dichas especies."

Agora digam lá, honestamente, custou alguma coisa ler isto em castelhano? Estes dois livros são referências incontornáveis da micologia na Península Ibérica. E estão na loja, claro!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E depois de almoçar também gostava de ter...

...ido ouvir as Vésperas da Beata Virgem de Monteverdi, no ano da celebração dos 400 anos da sua edição em Veneza, seja lá o que isso for. Na Gulbenkian a semana passada ou hoje no CCB. Mas como estou aqui, vou vendo e ouvindo no YouTube (vídeos colocados por codonauta de uma apresentação de 1989) que é para isso que serve. E assim não tenho que me enervar com as tosses e as palmas e outras distracções que me tornam reticente de ir, por vezes, ouvir ao vivo. É-me difícil conjugar os locais para onde a música me pode transportar com o registo mental contínuo do que se passa à minha volta e de que dificilmente me consigo abstrair.

Está escondida debaixo do balcão...

...uma dose de pataniscas de bacalhau com arroz de feijão. Hoje estou assim meio wild e achei que devia almoçar. Consegui sair da loja às 2 e tal da tarde para encomendar uma dose tacauai aqui ao lado mas só agora consegui ir levantá-la (são para aí umas cinco e vinte). Está guardada debaixo do balcão. Agora a pergunta é: quando é que vou conseguir dar a primeira garfada?!

PS- É bom, é bom, significa que estou a atender! 
PPS- Já está, são 17.44. Obrigado a todos vós que estão à porta da loja agarrados aos iPads e iPhones e Blackberries enquanto simpaticamente me deixam comer. Já podem entrar que de barriga cheia sou bem mais simpático!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Ovelha Xoné chegou à loja!

Sou fã incondicional da Ovelha Xoné (Xaun the Sheep) e é com grande alegria que anuncio que já cá temos os marcadores de livros da Ovelha Xoné, isto é que é! PS- Estão mesmo ao lado dos marcadores da Beatrix Potter e de muitos outros. E diga lá se não dão excelente lembranças desta época pré-depressão de Janeiro?!

O mês de Dezembro

deve ser os Jogos Olímpicos do Retalho.

domingo, 5 de dezembro de 2010

E num dia de chuva, identifiquem lá estas duas plantas

Uma é espontânea em Portugal. Foi fotografada na zona de Aveiro, onde o autor da foto diz ver com frequência ao longo de caminhos. Trata-se de um arbusto de 1 a 2 metros, por vezes maior. Alguma sugestão?

A segunda viajou desde os trópicos (?) até à loja. É uma pequena árvore auto-portante mas os ramitos assemelham-se a ramos de trepadeira, pouco lenhosos e a aparentar ter tido gavinhas. Lembra o maracujá, o que será?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mercado de Natal Amigo da Terra 2010 em Almada


"De 10 a 15 de Dezembro decorrerá a sétima edição do tão aguardado Mercado de Natal Amigo da Terra, que, como é habitual, terá lugar na Praça da Liberdade, em Almada Centro, junto ao Fórum Romeu Correia. Neste animado mercado poderá descobrir inúmeras sugestões de presentes de Natal criados com preocupações ambientais ou sociais. Objectos práticos criados a partir de materiais a que normalmente não damos valor, produtos biológicos para a ceia de Natal, livros e jogos didácticos sobre temas ambientais, peças de vestuário em pura lã, artigos “Comércio Justo”, sabonetes artesanais, brinquedos em tecido, presépios feitos com cápsulas de café recicladas e calçado ecológico são apenas algumas das muitas sugestões que ali poderá encontrar para ofertas na quadra que se avizinha.

No Mercado participam artesãos de todo o país, Instituições Particulares de Solidariedade Social e diversas entidades que dão a conhecer as suas propostas para presentes de Natal mais amigos do Ambiente e das pessoas."

E nós também lá vamos estar. Ver o recheado programa de actividades aqui.

Apresentação dos livros/Meet the author of "Petrels Night and Day" e "Sound Approach to Birding"

Magnus Robb, um dos autores dos livros Petrels Night & Day and Sound Approach to Birding, vai estar na Loja de História Natural  no Sábado, 4 de Dezembro de 2010, a partir das 18.00, para apresentar estes dois livros e falar na importância dos registos sonoros de aves para a sua identificação e conservação. Iremos escutar durante a apresentação alguns dos registos de canto de aves feitos pelo autor. A apresentação decorrerá em inglês.

Magnus Robb, one of the authors of the books Petrels Night & Day and Sound Approach to Birding, will be at the Loja de História Natural (Natural History Shop of Lisbon) on Saturday, 4th of December 2010, 6.00 pm, to talk about his work. He will play for us the sounds of some of the birds recorded and discuss their relevevance for bird identification and conservation. The presentation will be in English.