quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

1º Encontro de Fotografia de Natureza em Vouzela

"Vouzela, vai ser palco do I encontro de fotografia de Natureza e Vida Selvagem, no dia 29 de Janeiro de 2011. Vários Fotógrafos vão apresentar os seus trabalhos, com projectos interessantes, algumas novidades e as suas visões sobre a fotografia de natureza. Siga o Blog e pode encontrar mais informação sobre cada apresentação de cada fotógrafo."

Uma excelente iniciativa na qual vamos participar enquanto loja. Sábado de manhã sigo de viagem para Vouzela. E tenho lugar para uma ou duas pessoas no carro, se alguém quiser boleia, dividir despesas e diminuir a pegada de carbono, claro está!

Ciclo de Debates no MUDE - Sementes Valor Capital

"No âmbito da exposição "Sementes, Valor Capital", o MUDE (...) apresenta um ciclo de debates sobre o tema das sementes, sua importância e diferentes utilizações, integrando a perspectiva de especialistas em várias áreas. A exposição, que pode ser visitada até 20 de Março, e em que se mostram cerca de 500 sementes plantadas em Portugal, pretende sensibilizar para a biodiversidade agrícola, a importância da diversidade alimentar, e a preservação da semente.

Esta exposição conta com a colaboração da Associação Colher para Semear.

Pins de Aves

Pins de mais de cinquenta espécies diferentes de aves. Conseguem identificá-las?!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Exposição "Insectos em Ordem" reabre ao público

"A exposição Insectos em Ordem vai reabrir ao público entre 22 de Janeiro e 29 de Maio, no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres (Museus da Politécnica), de 3ª a 6ª das 10h às 17h e sábado e domingo das 10h às 19h." Ver aqui.

Com pena minha, ainda não abriu com uma mini-Loja de História Natural na entrada (há que sonhar!) mas não deixa de ser uma excelente notícia. Visitem ou re-visitem. Vale a pena.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Anatídeos de Portugal

Porque somos um país muito rico em patos-bravos, eis um excelente guia sobre o tema: Anatídeos de Portugal. Com texto de António Pena e ilustrações de Luís Manuel Gaspar.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Dias Felizes: O Mercado de Natal Amigo da Terra


A felicidade é algo de que normalmente nos apercebemos apenas quando termina. É uma dádiva quando temos a noção imediata que estamos a viver algo de positivo e que nos sentimos bem e felizes. E quando essa sensação se prolonga por vários dias estamos certamente em dívida com o destino. Foi o caso  com a nossa participação no Mercado de Natal Amigo da Terra.

Tudo correu bem. Fomos convidados sem o esperarmos, deram-nos todas as condições.  Enganei-me no dia da montagem da banca mas bocados de avião caídos do céu obrigaram ao adiamento da mesma para o dia e horas que estava convencido eram os correctos. A equipa organizadora foi FENOMENAL. O ambiente que criou, a disponibilidade, a boa vontade, e, aqui entre nós que ninguém nos está a ouvir, o sexy factor ;-), tornaram este mercado inesquecível.

A equipa Etnyk, P. artesanato urbano e Origamers by Hideas, excelentes companheiros do mercado.

Estive rodeado de outras bancas com pessoas bem dispostas, educadas, e que alinhavam nas minhas parvoíces e brincadeiras. A apresentação diária do espectáculo de marionetas "Contos da Mata dos Medos" e a sua famosa intempestade era sempre um momento especial de galhofa entre todos. Demos apoio às bancas uns dos outros quando alguém se tinha que ausentar ou (je m'accuse) chegava atrasado. Aqueles que me são queridos reuniram-se à minha volta para ajudar na logística. E vendemos bem.

Foram dias muito felizes, duplamente pela consciência imediata que tive do facto enquanto os vivia. A toda a equipa do DEGAS um sincero obrigado.

Kit Didáctico Vulcão dos Capelinhos

 
O kit-didáctico Vulcão dos Capelinhos foi produzido pelo Observatório Marítimo dos Açores e é uma excelente forma para aprender sobre a erupção do Vulcão dos Capelinhos, com direito a amostras de vários tipos de rocha e cinza de génese vulcânica. 

É verdade que a geologia é o parente pobre aqui da loja. Mas, maradona, se não comprares um destes kits não te queixes nunca mais! ;-)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hoje vendi uma casa-abrigo para ouriço-cacheiro...

... que vai servir de casa-abrigo para crisálidas de borboletas! É a primeira casa abrigo para ouriço-cacheiro que vendemos, apesar de não ser com os ouriços em mente. Estes pequenos mamíferos são a melhor defesa contra lesmas e caracóis na horta. Para além de muito engraçados, com um elevado cute factor. Temos T0, T1, T2 e PentHouse para ouriços! A que vendemos foi o T1. Ei-las por ordem.

Ah! Permacultura em Telheiras!


Fale-se em permacultura ou em transição e muitos de nós pensamos em pessoas que desaparecem na imensidão das serras beirãs para seguirem um estilo de vida que está fora do nosso alcance. Mas a prática da permacultura ou a adesão ao movimento de transição para um mundo sem petróleo não tem de ser nada disso. Pode ser feito no meio da cidade, a viver uma vida urbana. Não acredita? Veja o que a Iniciativa de Transição em Telheiras tem conseguido fazer numa zona residencial de Lisboa. Porque não aproveitar para espreitar estas conversas na próxima quarta-feira 26 de Janeiro de 2011?

sábado, 15 de janeiro de 2011

Reprodução de Ilustrações de Les Gallagher


Juntámos trabalhos de Les Gallagher, autor das ilustrações base dos pósteres de fauna marinha dos Açores, à nossa lista de autores cujas reproduções de ilustrações estão disponíveis na loja . Deixamos aqui dois exemplos do seu trabalho.

Se dá importância ao zodíaco...

Se vai casar com um Peixes porque é Balança é melhor repensar toda a sua vida. Afinal você não é da signo que achava ser. Desde o tempo dos Babilónios a posição das constelações na abóboda celeste sofreu alterações. E foi até criado um 13º signo entre Escorpião e Sagitário: Serpentário. Eu, assim, sem mais nem menos, sem sequer me perguntarem nada, deixei de ser Virgem e passei a ser Leão. Uma chatice quando a astronomia resolve interferir com a astrologia.

Na loja vendemos vários tipos de globos insufláveis, incluindo este globo estelar de 40 cm de diâmetro com as constelações e os signos do zodíaco.


Se quer mesmo saber, aqui vai o novo calendário:

Capricórnio: De 20 Janeiro a 16 Fevereiro
Aquário: De 16 Fevereiro a 11 Março
Peixes: De 11 Março a 18 Abril
Carneiro: De 18 Abril a 13 Maio
Touro: De 13 Maio a 21 Junho
Gémeos: De 21 Junho a 20 Julho
Caranguejo: De 20 Julho a 10 Agosto
Leão: De 10 Agosto a 16 Setembro
Virgem: De  16 Setembro a 30 Outubro
Balança: De 30 de Outubro a 23 Novembro
Escorpião: De 23 a 29 Novembro
Serpentário (Ophiuchus): De 29 Novembro a 17 Dezembro
Sagitário: De 17 Dezembro a 20 Janeiro

O desafio do Século XXI: manter a razão como base da nossa civilização

Para mim este é o grande desafio que nos enfrenta neste século: voltamos ao obscurismo, onde qualquer pessoa se auto-proclama homeopata e é paga fortunas para sem saber pevides sobre nada levar pessoas a abandonarem medicação essencial por outra bem mais cara que apenas tem açucar derretido em água com uma vaga memória de ter estado em contacto com alguma coisa, ou confirmamos a supremacia da razão enquanto instrumento para resolver os problemas que as pessoas enfrentam no dia a dia.

Fico sempre sem palavras quando alguém acusa a aspirina de ser o diabo e recomenda em vez disso um chazinho de salgueiro, planta de onde veio a aspirina após ser doseado o químico e retirado o que não interessa. Estamos verdadeiramente preparados para abandonar a ciência para voltarmos a morrer de sarampo ou varicela (porque as vacinas são do mal), com septicémias (porque os antibióticos são uma conspiração), doenças que mantinham a esperança média de vida abaixo dos 40 anos até que a ciência amadureceu o suficiente para inventar as vacinas, os antibióticos, para isolar químicos presentes em plantas e animais e trabalhá-los para aumentar a sua eficácia?

Divulgação: Instalação Multimédia Interactiva 'Re-Rite' no MUDE


Sou apaixonado pela 'Sagração da Primavera'. Pela música de Stravinsky, pela coreografia de Nijinsky, por todo a conjectura pré-Grande Guerra, ou Guerra da França, como ficou também por cá conhecida, com o desenvolvimento dos Ballets Russes de Diaghilev em Paris. É uma daquelas obras que define, na minha mente, uma época. Quando a ouvi e vi pela primeira vez, eu que sou um inculto nestas coisas, fui completamente arrebatado e siderado. Na altura pensei para comigo: um dia tenho que dançar isto! É sonho que ficará por isso mesmo. Mas não perco ocasião para rever, mais recentemente pela Companhia Nacional de Bailado no Teatro Camões. E eis que agora me chegam rumores desta instalação. Já sei o que fazer durante a greve! A não perder.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Isto ter um cão maluco tem que se lhe diga

Telefonam-me a dizer que o cão não consegue ladrar. Telefonam-me meia hora mais tarde a dizer que o cão está no veterinário, anestesiado. Está a fazer uma reacção alérgica a algo, tem a glote super inflamada e mal consegue respirar. Poderá ter sido algum veneno ou alguma picada de um insecto, tipo vespa ou abelha. O cão, é verdade, costuma dar grandes saltos no ar para apanhar e comer todo o tipo de traça e bicho que voe. Se tiver sido uma das abelhas do vizinho ou uma vespa a coisa está explicada. Espero que não tenha sido veneno. Outro vizinho já perdeu um cão que morreu envenenado com os químicos de outro vizinho que quando trata a vinha abandona os restos por ali, sem qualquer cuidado. Viva a saudável vida no campo...

E lá estou eu a fazer aquilo que jurei nunca faria: gastar dinheiro com um cão. Nem quero saber quanto vai ser a conta. Raios parta o Bicho, que gostamos muito dele. Vixe, não tenho jeito para ser pai, ia-me dar cabo dos nervos.

Agora é aguardar que acorde e esteja tudo bem. E lá conseguiu o que ainda não tinha conseguido. A veterinária pede que o levemos para dentro de casa esta noite, porque vai ficar combalido e para não arrefecer. Qualquer dia tenho que lhe dar a minha cama, está visto. *grande suspiro* No que eu me fui meter.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Tudo sobre ... orquídeas

Temos na loja vários livros sobre orquídeas, sejam de identificação de orquídeas bravas, como o Guia de las Orquideas de España y Europa seja sobre a plantação de orquídeas. Entre estes livros encontra-se o manual Cuidados e Conselhos para as suas Orquídeas. O seu autor, José Santos, ministra cursos sobre orquídeas e tem um agendado já para 23 de Janeiro de 2011.

Livro 'Faia Brava - um espaço para a natureza'

Já cá temos na loja este livro, melhor descrito nas palavras de Fernando Romão, um dos fotógrafos que participa (ver aqui):
Hoje tive o privilégio de ser o primeiro a folhear o livro "Faia Brava - um espaço para a natureza".
Comemorativo dos 10 anos da Associação Transumância e Natureza e da criação oficial da 1ª Área Protegida Privada de Portugal, este livro, maioritariamente fotográfico, realça os aspectos mais emblemáticos da biodiversidade da Faia Brava, bem como uma retroespectiva das acções de conservação da natureza que se foram implementando nesta Área Protegida, ao longo de uma década.
Graficamente ilustrado com o magnífico trabalho fotográfico de vários fotógrafos de natureza, profissionais e amadores, podemos destacar a participação de João Cosme, Hugo Sousa Marques, João Romba e Fernando Romão.

Pré-Aviso de Greve (com serviços mínimos)

Um diferendo laboral entre mim, Rui Pedro Lérias, e o meu patrão, Rui Pedro Lérias, resultou na minha entrega de um pré-aviso de greve que quero desde já partilhar convosco, para que estejam devidamente avisados. A razão? Queriam que fizesse o inventário sozinho, e recusei-me. O resultado é que não só o inventário não vai ser feito nem a loja vai estar aberta!

Assim, a loja estará, excepcionalmente, fechada:

- Domingo, 16 de Janeiro de 2011
- Terça-feira, 18 de Janeiro de 2011

Abriremos normalmente nos restantes dias, incluindo Sábado 15 de Janeiro de 2011, das 10h30 às 18h00.

PS - Fora de brincadeira, estou exausto. O mês de Dezembro foi muito intenso e ainda bem, mas preciso de descansar para continuar a avançar com todas as ideias que quero implementar aqui na loja. Vou, por isso, parar três dias, reabrindo normalmente a partir da Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2011. Peço desculpa por qualquer inconveniente. Continuarei a ler e-mails e a receber telefonemas da loja, por isso, qualquer vontade súbita de gastar rios de dinheiro é só telefonar!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Livro FAPAS sobre o falcão-peregrino

Notas de Campo sobre a população de Falcão-Peregrino do Parque Nacional da Peneda-Gerês é a mais recente publicação do FAPAS. Escrito por Miguel Gama, trata-se de um novo título de uma colecção de textos sobre esta reserva natural de Portugal:

- A Cabra Montês do Gerês, da extinção à reintrodução

- Pinheiro-silvestre primitivo na Serra do Gerês

- Conservação da natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês

- O galo-montês Tetrao urogallus (Linn) – regresso ao Gerês 
Estão, claro, todos disponíveis na loja.

Livro 'Collins Tree Guide'

Mais de 1500 árvores descritas, chaves dicotómicas, ilustrações e um maravilhoso guia de ramitos e gemas, MUITO útil no Inverno. E o preço espanta pela positiva. Apetece logo ir até ao jardim mais próximo identificar o que por lá há.

PS - Enquanto escrevia este post vendi um exemplar, que tinha junto de mim no balcão. Recado ao próprio: mais posts com o que tens na loja, sff.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Um Zangão na Família

Sentar-me ao lado do cortiço a sentir o cheiro que emanava do seu interior e imergir-me na vibração de centenas de asas foi um ritual a que me habituei no único ano em que tive abelhas. Viria, nesse Outono, a ter o prazer de provar o mel que escorria dos favos enquanto os espremia nas mãos, ouro líquido com uma pujança de aroma como nunca tinha sentido em nenhum mel. O cortiço tinha sido abandonado de um dia para o outro pela colónia, o que me facilitou a decisão de o abrir e apoderar-me dos despojos.

Uma tarde, quando me aproximei do cortiço, vi duas estranhas abelhas no exterior. Maiores que o habitual, foram os seus olhos negros e enormes que me chamaram a atenção. Demorei algum tempo a perceber que eram zangões. São tidos como indolentes, um desperdício dos recursos da colmeia, um mal necessário para a futura inseminação das jovens rainhas. Curiosamente, não têm ferrão. Mas, sabe-se agora, uma colmeia não funciona sem eles. De alguma forma a sua presença, a sua necessidade em serem tratados pelas obreiras que os alimentam, ajuda a manter a integridade do todo.

Praticamente toda a minha vida houve um Zangão na família. Grande, enorme, sem ferrão, que sempre precisou de ser tratado e alimentado, de ser posto na rua quando precisa de ar e levado para dentro quando apanha sol a mais. Senta-se à mesa connosco e dá-nos a perceber quando a tensão passa do nível saudável, levantando-se e saindo. Passou por vários períodos da sua doença, uma esquizofrenia que rebentou quando andava na tropa, e que de episódio em episódio transformou o meu tio no nosso zangão. Não foi sempre inerme, mas nos últimos anos alcançou um equilíbrio que lhe permitiu exercer na minha família o seu papel regulador.

Houve, no entanto, resquícios do seu passado, de um passado mais turbulento, de uma fase mais aguda da doença e da sua negação, até que foi deixado demasiado incapacitado para a conseguir negar, ele e todos nós, que ficaram. O seu estado psiquiátrico estava há anos estabilizado, e é o resto do seu corpo que agora o atraiçoa. Pecados antigos têm sombras compridas.

O seu papel na nossa família nunca foi bem entendido. Como o papel dos zangãos numa colmeia ainda não é bem compreendido. Só se sabe que quando se retiram todos os zangões de uma colónia, a mesma se torna crescentemente disfuncional. Agora, prestes como estamos a perdê-lo, percebo melhor o seu papel durante anos em ajudar a manter a minha família unida, em ser o elefante na loja de cristal que nos ajudava, sem nós sabermos muito bem como, a navegar por terrenos frágeis. O zangão, que poderia ser muita vezes tido como empecilho ou parasita, foi, afinal, o espelho de todos nós, mostrou o nosso pior e o nosso melhor. É uma peça essencial do baralho. E vou sentir muito a sua falta.

Prestes a perdê-lo, sinto-me estranhamente livre para perceber o quanto amo este meu tio afável, com um sentido de humor peculiar, que durante 30 anos tem vivido com uma doença que lhe atou o cérebro e a vida, num nó impossível de desfazer porque sempre que se soltava um laço alguém se ocupava de o fechar de novo, movido pela ignorância ou 'caridade'.

Lembro-me dele antes da doença. Eu teria 3 ou 4 anos, e recordo-me  de estarmos a brincar com  a pantera de espuma às riscas que não largava. Uma vez levou-me de carro por Lisboa. E na Avenida da República de então fez ultrapassagens pela direita e pela esquerda numa vertigem premonitória.

Sorrio, porque é isso que temos que fazer na vida. Vou fechar a loja e dar-lhe um beijo ao hospital.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Estamos em destaque na Agenda Cultural de Lisboa de Janeiro 2011


As Agendas Culturais de Lisboa podem ser consultadas digitalmente aqui.

RSPB British Birds of Prey

Livro publicado a 22 de Novembro de 2010, escrito por Marianne Taylor com fotos de Stig Frode Olsen. Uma referência incontornável sobre as rapinas do Reino Unido.

Bela maneira de começar o ano - já somos sócios da ATN

Tornámo-nos sócios da Associação Transumância e Natureza - ATN.

"A Associação Transumância e Natureza tem como missão trabalhar para a conservação do património natural da região de Riba-Côa."

Parece-nos uma boa missão. A sua reserva Faia Brava tornou-se recentemente na primeira área protegida privada (ver classificação oficial aqui). Por estas e por outras, tornámo-nos sócios.

Vejam um episódio do programa Natureza Espontânea da Esposende TV sobre a Faia Brava aqui.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A nossa primeira sugestão de Ano Novo...


... chega-nos por email: a animação do conto de Jean Giono "L'Homme que plantait des arbres". Já cá vendemos duas edições diferentes em inglês deste livro "The Man Who Planted Trees". Um conto lírico e humanista sobre o poder do Homem para mudar o seu mundo. Uma excelente mensagem positiva neste período em que os media tudo fazem para nos deprimir, para nos convencer que estamos rodeados de uma sociedade egoísta e feia e para nos fazer sentir sem qualquer poder para mudar seja o que for. Pois, sejamos positivos! Estamos rodeados de pessoas bonitas, de dez mil actos de bondade*, e somos poderosos!


A animação deste conto de 1953 é da autoria do ilustrador Frédéric Back, e foi produzido no Canadá em 1987, numa versão em Francês onde conto é lido por Philippe Noiret, e noutra em Inglês, aquela que ligamos aqui, onde o conto é lido por Christopher Plummer. Esperamos que gostem de ver ou rever!


* Ten thousand acts of kindness é um ensaio do grande mestre Stephen Jay Gould, incluído no seu livro de 1993 "Eight little Piggies", editado em português pelas Publicações Europa-América "Os oito porquinhos".

Aqui não há saldos mas há preguiça em alterar os preços. Aproveitem!

Já tenho o sistema de facturação a funcionar com o IVA actualizado. Só a taxa de 21% foi alterada para 23%. As taxas de 6% (livros, etc.) e 12% (bens alimentares, etc.) mantêm-se sem alteração. Mas o preço de venda ao público não mudou ainda, diminuiu foi a margem da loja.

Ora, como não tenho tempo nem paciência para mudar os preços todos de uma vez, vou começar a fazê-lo ao meu ritmo, ou seja, muuuuiiiittttoooooo devagarinho. Sugiro, por isso, que aproveitem. Porque para já, e mesmo sem o Ricardo Pereira a fazer publicidade, o aumento dos preços aqui é mesmo 0%!

Até porque o primeiro dia do ano abriu logo com uma oportunidade. E vou ter que trabalhar para a tentar agarrar. Quando houver desenvolvimentos aviso, mas mete um requerimento ao Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa. ;-)