domingo, 31 de julho de 2011

Fotos lá de casa: polinizadores em acção - O poder da abelha-solitária!

Esta casa-ninho para abelhas solitárias encontra-se pendurada num pinheiro-manso, ao lado de uma amoreira-branca. Foi lá colocada no Outono de 2010. Quando perguntei ao dono como estava a correr a casa-ninho, se estava ocupada, respondeu-me que não tinha dado por nada. Mais tarde comentou que tinha uma amoreira-branca que este ano, pela primeira vez, tinha dado mais do que 3 ou 4 amoras. Que tinha dado amoras com abundância durante mais de 2 meses! Pedi que tirasse uma foto da casa-ninho e aqui está uma possível explicação para a abundância inesperada de amoras. Muitas das canas estão seladas, o que significa que têm pequenas abelhas lá dentro a crescer. Outras estiveram ocupadas e já abriram, e nós achamos que foram estas pequenas mas laboriosas abelhas, polinizadores por excelência que fizeram toda a diferença à produção de amoras.


Não menosprezem o poder da polinização! Dêem abrigo e ninhos para os vossos polinizadores, como borboletas, abelhões e abelhas-solitárias, todos insectos-auxiliares não perigosos e essenciais!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aves de Macaronesia e Birds of Macaronesia



Os guias Aves de Macaronesia - Azores, Madeira, Islas Canarias, Cabo Verde e o guia Birds of Macaronesia (versão em castelhano e em inglês, respectivamente) descrevem as 573 espécies e sub-espécies de aves na Macaronésia (Arquipélagos dos Açores, Madeira e Selvagens, Canárias e Cabo Verde) e ilustram a maioria destas.








O livro inclui mapas detalhados de distribuição, estatuto de conservação por ave e arquipélago e a lista oficial de aves da Macaronesia elaborada pela S.O.C. (Canary Islands Ornithological Society). É um livro muito recente, editado em 2011 e com informação actualizada até Dezembro de 2010.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Identificação de rastos e marcas de animais II



Como complemento aos outros dois livros tambem temos na loja um Tracks & Signs dedicado às aves. Pegadas, dejectos, ovos, ossadas, penas e muitos outros indicadores da presença de aves.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Horário de Agosto de 2011 (Férias!) na Loja de História Natural

Em Agosto de 2011 a Loja vê o seu horário profundamente alterado. Estamos abertos em horário reduzido na primeira semana e depois fechamos durante 3 semanas.

Horário de 1 a 6 de Agosto de 2011:

Segunda-feira, 1 de Agosto de 2011 - Encerrado
De 2 a 5 de Agosto de 2011 (3ª a 6ª) - Abertura das 13h às 19h
Sábado 6 de Agosto de 2011 - Abertura das 11h às 18h

Encerramos para férias dia 7 de Agosto de 2011 e reabrimos na Terça-feira, 30 de Agosto de 2011 às 11h00.

Identificação de rastos e marcas de animais

A identificação de marcas e rastos de animais no campo é uma ferramenta essencial para biólogos, caminhantes, fotógrafos da natureza e todos aqueles que gostam de interpretar o ambiente que os rodeia. Desde pegadas na lama, marcas de dentes em pinhas, caganitas ou bolas de pelo regurgitadas, estes livros permitem identificar que animais passaram pelo nosso caminho horas, dias ou semanas antes.

O livro Animal Tracks and Signs foi publicado pela primeira vez nos anos 1970 e continua hoje, várias actualizações e edições depois, a ser um verdadeiro clássico e referência na matéria. O guia Hamlyn  Animals Tracks, Trails & Signs é também um clássico que esteve temporariamente esgotado e volta agora a estar disponível. É a primeira vez que o temos na loja (finalmente, após várias encomendas que não conseguíamos servir).

Dois livros para fazer a delícia de naturalista ou amantes da sobrevivência no mato.

sábado, 23 de julho de 2011

Guias e Mapas de percursos pedestres, de bicicleta e de comboio





















Para quem pretedende usufruir dos espaços naturais por esse mundo fora, seja a caminhar, a pedalar, a escalar ou mesmo sentado num comboio apresentamos algumas sugestões da muita oferta que temos na loja. A complementar os guias temos uma colecção de mapas de muitos sitios imperdiveis de visitar. Podem encontarar informações sobre sitios tão distintos como o Algarve ou a Madeira, as grandes montanhas como os Pirineus, os Alpes, os Himalaias, o Atlas ou o Kilimanjaro, Afria Sibéria ou o torrido Sahara.









Deixo algumas capas bem sugestivas desta oferta.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

The Bumper Book of Nature

The Bumper Book of Nature é um livro de Stephen Moss, naturalista e autor de diversos livros como This Birding Life e A Sky full of starlings (também existentes na loja), cheio de ideias e propostas para usufruir da natureza em familia, quer seja num jardim de cidade, numa zona rural ou numa area natural.
Dividido pelas estações do ano são inumeras sugestões de actividades que proporcionam um contacto directo com o mundo natural, incentivando o seu conhecimento e curiosidade, desde subir a uma árvore, observar aves, insecto ou plantas, seguir pegadas de mamiferos ou decalcar as texturas de cascas de árvores.


sexta-feira, 15 de julho de 2011

O programa da RTP2 ComCiência tem novo apontamento sobre árvores

O Rui Pedro Lérias aqui da loja, em vez de ir aprender a fazer embrulhos como deve ser, passa a vida a fazer passeatas (ver posts anteriores). Para cúmulo, teve agora uma breve colaboração com o programa ComCiência da RTP2, assinando um pequeno apontamento sobre árvores no final do programa (ao minuto 26m15s do programa de 13 de Julho de 2011). Admita-se, a coisa até está gira, mas quantos laços consegue fazer em um minuto? Nenhum! E os embrulhos da loja continuam a não ter laços, uma vergonha.

Que desperdício de tempo. E depois ainda me chega à loja a gritar "Sopinhas de Massa ao Poder"! O rapaz está a precisar de férias, e rapidamente.

PS - O primeiro apontamento foi sobre o pinheiro-manso Pinus pinea. Ora espreitem lá aqui. O ComCiência vai para o ar na RTP2 às Quartas-feiras, 19h20.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

E a visita às Árvores de Lisboa foi assim

Foto de Miguel Rodrigues.
Foi uma manhã muito agradável, um grupo fantástico de pessoas numa caminhada por Lisboa, do Campo dos Mártires da Pátria ao Príncipe Real, sempre à sombra de belas árvores. Ver a página da Associação Árvores de Portugal, que promoveu a visita.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Está aí a Ciência Viva no Verão 2011

"Ciência Viva no Verão - Edição de 2011 (15 de Julho a 15 de Setembro)

Neste Verão leve a Ciência na bagagem. Visite o interior de uma barragem, siga os trilhos do lobo ibérico, desça a uma mina e fique a ver estrelas com os amigos e a família com a Ciência Viva no Verão. São milhares de actividades gratuitas em todo o país, sempre na companhia de especialistas. Uma iniciativa Ciência Viva, em colaboração com instituições científicas, museus, Centros Ciência Viva, associações, autarquias e empresas. Este ano, a Ciência vai também aos Castelos, com uma série de novas actividades científicas em castelos portugueses por todo o país.

As inscrições nas actividades já estão abertas. O programa começa a partir de 15 Julho."

Pesquisa de actividades e inscrições gratuitas aqui.

Destacamos já esta Sexta-feira, 15 de Julho de 2011, pelas 10.00, a actividade a decorrer no Jardim Botânico de Lisboa As comunidades de briófitos nos troncos das árvores.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Este Domingo, 10/07/2011, há passeio pelas árvores de Lisboa

Ver detalhes aqui ou na página da Árvores de Portugal.

E depois venham almoçar connosco! Já conseguimos garantir a abertura do restaurante, venha fazer-nos companhia, já não é necessário reservar, podem simplesmente aparecer.

O almoço vai ser na Comida de Urso na Rua do Monte Olivete, um pouco abaixo da Loja, a partir das 12h30. Por 12,5€ tem direito a sopa, segundo prato e sobremesa. O conduto será uma escolha entre lombo de porco com farinheira, acompanhado com puré de maçã, ou empada de legumes e gengibre com salada (para os que não comem carne, como eu). Para sobremesa recomendo a mousse de lima, mas haverá mais escolha.

Tudo isto deglutido com um copito de sangria, boa disposição e companhia. 

Venham lá, pá!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Fotos lá de casa: gato degusta a nossa erva-gateira

Uma das plantas incluídas na nossa série Jardim de Bolso é a erva-gateira, erva de Avena que os gatos apreciam para ajudar à sua digestão e para ajudar com a bolas de pelo no estômago. E eis aqui fotos lá de casa com um gato feliz a degustar a erva-gateira da loja. Depois das caminhadas para cães, estão as fotos de gatos, senão ainda começavamos para aqui um cisma mais grave que o Grande Cisma do Ocidente!

PS - Obrigado Filipa D. por ter acedido ao meu pedido de enviar fotos! Gosto muito de receber imagens dos nossos produtos aí por casa!

Caminhadas com Cães: dia 10 de Julho de 2011 na Malveira da Serra


Conhece a modalidade de Dog Trekking?  Eu também não conhecia. Mas parece-me algo que me daria imenso prazer fazer com o meu cão, se o Bicho já soubesse estar com outros cães e se eu não estivesse a guiar a Visita às Árvores de Lisboa ao mesmo tempo! Mas fica a sugestão de actividade.


sábado, 2 de julho de 2011

Plutão: dá-me pena

Dá-me dó receber brinquedos e livros sobre o nosso sistema solar em que o Plutão já não consta. Eu sei que é assim que deve ser, que de facto não é um planeta, mas sei lá, parece que a Stasi passou pelo sistema solar e apagou da foto um elemento indesejável. Dá-me pena!

PS - Será que o Bom Povo não faz uma camisola-t com o Plutão e algum dizer popular sábio (tipo "Sempre estou para ver como isto vai ser sem mim")?

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Visita Guiada às Árvores de Lisboa - Domingo, 10 de Julho de 2011, 9h30


A Associação Árvores de Portugal organiza, em parceria com a Loja de História Natural, uma visita às árvores de alguns parques e jardins da capital, no próximo dia 10 de Julho (Domingo). A actividade terá início às 9h e 30 minutos no Jardim Braamcamp Freire (Campo dos Mártires da Pátria), com encontro no extremo Norte (mais acima) do jardim, debaixo da grande bela-sombra que fica entre o campo de jogos e o parque infantil, em frente ao número 102 do Campo dos Mártires da Pátria.

A visita é gratuita e terá como guia Rui Pedro Lérias.

O ponto de encontro é às 9.30, debaixo da grande bela-sombra em frente à Galeria Monumental. Ver o mapa aqui.
O percurso começará no Jardim do Campo dos Mártires da Pátria e seguirá até ao Jardim do Príncipe Real, passando pela Avenida da Liberdade e pela Praça da Alegria. Estes espaços incluem um grande número de árvores monumentais e classificadas, algumas desde a década de 1940. Esta é uma oportunidade de ficar a conhecer melhor estas amigas por quem tantas pessoas passam todos os dias.

No final da visita, está programado um almoço convívio com todos os participantes, num restaurante perto do Jardim do Príncipe Real. A participação na visita (gratuita) não implica a obrigatoriedade de participar no almoço (12,50€ que inclui couvert, sopa, segundo-prato à escolha, sobremesa e uma bebida).

Para garantir a reserva do espaço para o almoço são necessárias 15 inscrições com pré-pagamento até à próxima Quarta-feira, 6 de Julho de 2011, e pedimos por isso que se inscrevam para o almoço até este dia.

Este almoço convívio é também uma excelente oportunidade para conhecer melhor a Associação Árvores de Portugal e o seu trabalho.

Mais informações e inscrições na página da Associação Árvores de Portugal.

(Fotografias da autoria de Miguel Rodrigues.)