terça-feira, 20 de março de 2012

Começou hoje a ser desmontada a Loja

Não são por isso possíveis mais visitas. Mais notícias em breve.

A Tesouraria da Universidade de Aveiro é uma fonte eterna de diversão

Ponto 1: já recebi o cheque. Informei que nunca emitiria o recibo sem receber o pagamento primeiro e parece que se compadeceram de mim... (surreal tudo isto).

Ponto 2: a Tesouraria da UA não baixou os braços! Cedem mas sem antes tornarem claro que agem num mundo só seu. Ora leiam isto:

"Exmos. Senhores,

Na impossibilidade de nos remeterem recibo antecipado/provisorio, e contrariamente aos procedimentos da Universidade Aveiro, excecionalmente, para liquidação das faturas abaixo mencionadas, junto se envia a V.Exas o(s) cheque(s) ..." (sublinhado deles)

Não houve impossibilidade nenhuma (se exceptuarmos as legais e a boa gestão comercial, pormenores), apenas vos mandei às favas quando me pediram algo a que não têm direito nenhum e é ilegal.

E Recibo Antecipado? Recibo Provisório? Mas será que estas pessoas desconhecem que isso é a ... Factura? Onde é que esta gente inventou um recibo antecipado/provisório?

Estou mesmo a ver eu a argumentar com as Finanças:

"Ah, e tal, Sr. Gaspar, eu emiti um recibo mas foi provisório, sabe, foi para despachar, mas não, como lhe disse, não recebi ainda, era só o provisório, porque depois segue o quase final, e finalmente segue o recibo do recibo quase final, para a coisa ficar mesmo, mesmo finalizada, percebe?"

Nem sei o que diga. Pelo sim, pelo não, acho que vou mesmo avançar com uma queixa ao Provedor de Justiça. Com os 'procedimentos' tão escarrapachados, sempre gostaria de saber o que o Provedor terá a dizer.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Últimas Visitas à Loja

Com a divulgação na Revista Visão do encerramento da loja, e face ao interesse mostrado por várias pessoas em a visitar, vamos, excepcionalmente, com p e tudo, estar disponíveis para visitas à loja nos próximos dias/horas:

- Quinta-feira, 15 de Março de 2012 das 15h às 18h
- Sábado, 17 de Março das 11h às 15h

Estarei no interior da loja a tratar de questões administrativas. Se a porta estiver fechada, batam à porta, por favor!

Após esta data já não será mais possível realizar visitas. Para não perdermos o contacto convosco, sugiro que nos enviem o vosso email para receberem novidades da loja no futuro (actividades, idas a feiras, segunda encarnação). Podem enviar o vosso endereço de email para lojadehistorianatural(a)gmail.com .

Até à abertura da Loja online podem fazer encomendas ou contactar-nos por email e visitar as nossas páginas na net:

Obrigado! Ufa, está difícil matar a coisa!

Fotos da Loja antes de fechar

Só para referência futura - e alguma nostalgia! - aqui vão algumas fotos da loja antes de fecharmos as portas. Para a semana começo a desmanchar este cenário.


quarta-feira, 7 de março de 2012

A Universidade de Aveiro pede-me o envio de um Recibo (a Factura já lá está) antes de efectuar o pagamento. Envio ou não? Você decide.

A Universidade de Aveiro inventou uma nova modalidade de pagamento. Passo a explicar.

Em Novembro passado fomos contactados por uma bióloga que necessitava para o seu trabalho de pós-doutoramento de alguns materiais, vindos dos EUA e da Polónia. São coisas que nunca tínhamos vendido mas que eu tenho todo o gosto em ajudar a conseguir, apesar do esforço em muito superar qualquer retorno na venda dos produtos.

Importei o material, a pré-pagamento claro, entreguei-o e, depois aguardei por uma requisição oficial, à qual respondi com uma factura com prazo de pagamento de 30 dias. Ou seja, a minha boa vontade para com a Universidade de Aveiro não podia ser maior.

Aguardei, o prazo de pagamento passou, e hoje recebo algo verdadeiramente surreal. Recebi uma carta a informar-me que o cheque para me pagar está pronto e emitido. Mas... que foi feito refém e só me será enviado após a emissão e recepção na tesouraria do respectivo recibo.

Ou seja, a Universidade de Aveiro não só recebeu o material sem o ter pago antecipadamente, ainda se acha no direito de receber o recibo antes de efectivamente pagar.

Se há coisa que me tira do sério é a prepotência. Informei já a Universidade de Aveiro que o recibo apenas pode ser solicitado APÓS efectivo pagamento. Ou seja, só após o cheque ter sido depositado na nossa conta e ter sido provado o pagamento é que emito o recibo. E vejo-me no direito de cobrar juros de mora e despesas legais até que o pagamento seja feito.

O receio da Universidade é que não lhe seja enviado o recibo. Deixa ver se eu percebo bem. Nós fornecemos o material sem pagamento, esperámos meses pelo pagamento, mas nós é que claramente não somos de confiança. Querer comparar a recepção de um recibo com a recepção do pagamento dos produtos é de quem vive noutro planeta. Parece que nos estão a fazer um favor por pagarem. Surreal.

A Universidade de Aveiro não inventa a lei. Nunca ouviram falar em recibos falsos? O recibo é emitido após boa cobrança, meus caros. Usarem o nosso cheque como refém mostra um nível de má fé que ainda não tinha encontrado.

Mas o que acham vocês? Acham que devo enviar o recibo antes de receber o pagamento?

Sim ou não. Você decide.

sábado, 3 de março de 2012

Cai o pano

A Loja de História Natural na Rua do Monte Olivete encerra hoje as portas ao público.

Frases soltas que gostei de ouvir nestes 21 meses:

"Mãe, mãe, olha o que eu descobri!"
"Quando venho à loja deixo a carteira em casa."
"Vou-me desgraçar."
"Eu não acredito nisto."
"Estes são os livros que escolheste?!"
"Esta loja é um espectáculo!"

Também fui insultado algumas vezes, mas isso agora não interessa nada! ;-)

Cai o pano nesta nossa primeira encarnação.