Os fogos com data de primeiro alerta de 15 de Outubro de 2017 consumiram uma área de território maior do que a que arde na maior parte dos anos civis completos para os quais há registo, excepto três. Ou seja, a área ardida pelos incêndios começados em um só dia foi tão extensa que colocaria esse dia no quarto lugar dos anos com mais área ardida, algo absolutamente extra-ordinário (ver tabela acima).
A pergunta é, como é que se combatem incêndios num dia como o 15 de Outubro de 2017? Veja-se no gráfico de cima a variabilidade da área diária ardida entre 1 de Junho e 31 de Outubro de 2003 (a azul) e 2017 (a encarnado) - os dois anos campeões em área total ardida - por data de primeiro alerta dos incêndios. Note-se a diferença de escala da área ardida no dia 15 de Outubro de 2017 (pico encarnado da direita), quase cinco vezes maior do que o incêndio de Pedrogão em Junho de 2017, o pico encarnado da esquerda, e como estes dois picos de área ardida em 2017 aconteceram totalmente desfasados do período de maior área ardida em 2003 (mês de Agosto), o segundo ano em que mais área ardeu (picos a azul).
Não existem meios de combate que consigam fazer frente a incêndios desta dimensão. A aposta tem de passar cada vez mais por medidas de prevenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário