sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Pessoas que morrem com COVID-19 em Portugal perdem em média 9 anos de vida

Quantos anos de vida perdem as pessoas que morrem com COVID-19 em Portugal? Esta foi a pergunta que tentei responder neste texto.

Um dos argumentos que tenho visto repetido por vários comentadores para argumentar que a resposta das autoridades de saúde de valorizar a pandemia é exagerada é que as pessoas que morrem estão em fim de vida e iriam morrer de qualquer maneira. Achei por isso importante perceber quantos anos de vida perdem as pessoas que morrem com COVID-19 em Portugal.

Esperança Média de Vida é Diferente de Acordo com a Idade

Um dos erros principais quando se pensa em Esperança Média de Vida é usar o valor à nascença para pessoas de qualquer idade. A Esperança Média de Vida à Nascença em Portugal foi estimada ser em 2018 e para ambos os sexos 80,93 anos (dado do INE-Instituto Nacional de Estatística).

Mas este é o valor à nascença. Conforme as pessoas vão aumentando de idade o número total de anos que podem, em média, esperar viver, ou seja a sua esperança média de vida mais o número de anos já vividos, também vai aumentando. Porque há perigos específicos de cada idade que ao serem ultrapassados deixam de pesar nas perspectivas futuras de vida.


Assim, e como exemplo, uma pessoa com 45 anos de idade tem uma esperança média de vida de 37,12 anos, ou seja em média viverá até ao 82,12 anos de idade. E o mesmo se aplica para as restantes idades.

Estes ganhos no total de anos que uma pessoa pode esperar viver é mais marcado nos grupos etários mais velhos. Por exemplo, uma pessoa que chegou aos 85 anos de idade pode esperar viver mais 3 anos e meio do que uma pessoa com 75 anos de idade e morrerá, em média, aos 90,29 anos e não aos 86,79 anos.

A idade média das pessoas que morrem com COVID-19 em Portugal é de 79,23 anos. Ora se a Esperança Média de Vida à Nascença em Portugal é de 80,93 anos é um erro natural pensar que estas pessoas perderam 'apenas' cerca de 1,70 anos de vida.

A Esperança Média de Vida em Portugal aos 79 anos é de 8,97 anos

Mas em Portugal, em 2018, as pessoas com 79 anos podiam esperar viver em média mais 8,97 anos, muito acima dos supostos 1,70 anos.

Se se tentar afinar mais este cálculo, estimando os anos perdidos pelas vítimas de cada grupo etário (tabela abaixo), o resultado final é uma perda média de 9,0 anos de vida.

Cálculo da média de Anos de Vida Perdidos por cada pessoa que morreu com COVID-19 em Portugal até 14 de Outubro de 2020

Este cálculo é apenas uma estimativa o mais educada possível porque a DGS apenas revela a que grupo etário pertencem as pessoas que morreram com COVID-19 em Portugal, não revelando a sua idade exacta. E, infelizmente, o grupo etário de pessoas com 80 ou mais anos que tem o maior número de óbitos é precisamente o grupo que inclui um maior intervalo de idades. Neste cálculo assumi que a idade média das pessoas pertencentes ao grupo etário de 80 ou mais anos é de 85 anos. 

Deixo então a questão, estão as pessoas que em média viveriam mais 9 anos em fim de vida?

E quantos anos de vida perderão as pessoas que sobreviveram à fase aguda da doença mas ficam com sequelas crónicas?



 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário