sexta-feira, 19 de março de 2010

Casas-ninho e abrigos para insectos, anfíbios, aves e mamíferos


Chegaram hoje e deixaram-me super-entusiasmado. Com a Primavera aí, nada como ajudar as nossas espécies de vida selvagem a alojarem-se nos nossos jardins e bosques.

E se tem árvores de fruto ou horta, o ideal é proporcionar ninhos para polinizadores como borboletas e pequenas abelhas (não são as abelhas do mel) e para predadores de pragas como joaninhas e libelinhas.

Ninhos para pardais, chapins, rabirruivos e afins, mochos e pica-paus, casas abrigo para ouriços-cacheiro, sapos, rãs e salamandras, e casas ninho e abrigo para abelhas solitárias, joaninhas e libelinhas. E comida para atrair joaninhas e libelinhas para os vossos jardins orgânicos. Se tiverem predadores naturais, para quê os químicos?!

PS - não investi em alimentadores de aves, algo que sei é muito procurado. Apenas tenho uns pequenos alimentadores para restos de fruta (caroços) e de vegetais e pequenos bebedouros. Alimentar animais selvagens é uma enorme responsabilidade. Prefiro incentivar que se tenham jardins mais amigos da vida selvagem, e que se proporcionem recursos limitados, como ninhos e abrigos e água. Uma questão em aberto, para discussão futura!

2 comentários:

  1. Adoro todas estas casinhas. Acho que vou ter de começar a "dar ao dedo" não é?

    Bjs

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Sim, mais 2/3 semanas máximo e quero abrir. Com as tuas coisas também!

    ResponderEliminar