segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Evolução é um Arco-Íris

Hoje é um dia importante para os direitos humanos em Portugal e nós aqui na Loja de História Natural temos um fraquinho por direitos humanos, fazer-se o quê? Acreditamos, por exemplo, que a procura da felicidade é um direito humano fundamental e é por isso com enorme alegria que recebemos a notícia que foi hoje publicado no Diário da República a Lei 9/2010 de 31 de Maio de 2010 que retira da definição de casamento no Código Civil a expressão 'de sexo diferente'.

A discussão sobre a naturalidade da homossexualidade tem, nos últimos anos, sido finalmente enriquecida por estudos sobre a manifestação da sexualidade no mundo natural, onde os comportamentos são muito mais diversificados e individualizados do que se pensou e defendeu durante décadas.


Temos na loja um livro que retrata a diversidade biológica de comportamentos e identidades sexuais nos animais e no ser humano e discute questões relacionadas com sexo, identidade de género e sexualidade: "Evolution's Rainbow - Diversity, Gender and Sexuality in Nature and People" escrito por Joan Roughgarden. Este livro é uma excelente fonte de informação sobre estas temáticas, mostrando que a homossexualidade, longe de se restringir à espécie humana, é frequente num espectro alargado de animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário