sexta-feira, 25 de junho de 2010

Manuais da BTCV - conservação da natureza na prática

A BTCV (antes conhecida como British Trust for Conservation Volunteers) é a maior organização do Reino Unido dedicada à prática activa de medidas de conservação da natureza, em meio rural e em meio urbano. Todos os anos, mais de 200 mil voluntários participam nas suas acções práticas de conservação onde se limpam terrenos, plantam árvores, renovam sebes, recuperam vedações e muros e se constroem lagos.

Para dar apoio a estas acções, foi editada uma colecção de manuais práticos. É uma colecção de 10 manuais, cada um com um tema específico. E, claro, não estaria para aqui a falar nisto se não os tivessemos a todos aqui na loja. ora vejam lá as capas:

São manuais sobre: vedações; fazer muros secos (de pedra solta, sem cimento, de menor impacto e enorme benefício para a vida selvagem, fornecendo locais muito importantes para abrigo e reprodução nos espaços entre as pedras); caminhos para peões (para diminuir o impacto de visitantes no solo e vegetação, por exemplo); dunas (substrato muito específico);  sebes (outro habitat rural antes extremamente comum mas em profundo declínio; o seu benefício como habitat para plantas e abrigo e zona de alimentação para aves e mamíferos é enorme); plantar e cuidar de árvores (para diminuir a taxa de insucesso comum a muitos projectos de reflorestação);  cuidar de ferramentas (importantíssimo!); maneio de bosques (um bosque pode ser gerido para fornecer muito mais que madeira madura; toda uma economia rural pode ser sustida por bosques de multi-usos, para além dos benefícios que estes trazem para a conservação da natureza); canais e zonas húmidas (manter paúis e açudes, ou criá-los de base, por exemplo); manual urbano (tudo o que podemos fazer à nossa volta em meio urbano para melhorar o ambiente e a nossa qualidade de vida).

São muitos, verdade, mas a boa vontade de muitas actividades de conservação pode ser potenciada quando se tem um bom manual que ajuda a planear e executar da melhor forma o que se vai fazer. Bom, bom, era traduzi-los para português? Será que a BTCV ia nisso? Hmmm...

Sem comentários:

Enviar um comentário