terça-feira, 13 de julho de 2010

Lepidoptera para você também!

As borboletas e as mariposas ou traças são insectos da ordem Lepidoptera (têm quatro asas com escamas). Se duvida do que lhe estou a dizer, vá visitar a exposição Insectos em Ordem em Lisboa e faça você mesmo a identificação de uma borboleta (não se vai arrepender, a exposição é um BioEvento a não perder).
E no final da exposição, ou antes, ou durante (mais difícil...), passe aqui pela loja para, por exemplo, ver alguns dos guias de campo da Field Studies Council sobre lepidópteros que por aqui temos. Escritos em inglês, sobre uma enorme variedade de organismos, de flores silvestres a vertebrados, passando por algas, árvores, grupos de insectos vários, líquenes, etc., e até um guia sobre nuvens e fenómenos metereológicos, estes guias são uma excelente ferramenta para actividades de educação ambiental. Sobre lepidópteros temos na loja quatro guias diferentes desta colecção:


 
E se os guias, mesmo assim, não lhe parecerem suficiente, então recomendamos vivamente o livro As Borboletas de Portugal de Ernestino Maravalhas, que aliás, verdade seja dita, é o seu melhor ponto de partida para pensar neste importante grupo de insectos. Este livro é uma referência nos guias de campo de produção nacional, tão poucos e sempre muito apetecidos.


Se quiser explorar mais informação na rede, pode visitar o Lusoborboletas, um portal sobre as borboletas de Portugal com ligações a algumas organizações que se concentram no estudo destes simpáticos insectos.

E é como lhe digo. Lepidoptera para você também! Porque borboletas e mariposas nunca são demais (tirando uma traça ou outra, mas  isso agora não interessa nada).

5 comentários:

  1. É por aqui que se encontra o mais extraordinário estagiário?

    ResponderEliminar
  2. Shhhh... é, mas não vale espalhar a notícia! Ainda se enche a loja de pessoas, e nós não íamos querer isso, ou íamos?!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela divulgação do Lusoborboletas! Estamos sempre a trabalhar para melhorar a divulgação das borboletas em Portugal.
    Se já soubesse que tinha divulgado o portal quando ontem fui à Loja de História Natural comprar um livro de borboletas tinhamos falado mais sobre isso. =)

    ResponderEliminar
  4. Caro Eduardo, foi um prazer recebê-lo e é um prazer ajudar a divulgar o que de bom se faz em Portugal. Fazemos, por exemplo, questão em ter cá os livros "Borboletas de Portugal" e "Metamorfoses". E estamos abertos a pensarmos em actividades conjuntas! Mas para já, obrigado pelo seu cuidado. Até breve!

    ResponderEliminar
  5. largata magonheira essa viu em eu

    ResponderEliminar