segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Encontro Humanista e Ateísta na Loja - 15 de Set 2010 - 19h30

Um dos objectivos da loja é ser um ponto de encontro e divulgação de temas relacionados com fauna e flora, geologia, agricultura e sivicultura. Mas não só. Temas como a auto-suficiência, permacultura, ambientalismo e humanismo são temas de interesse para um número elevado de clientes da loja.

Ponderamos reservar o final de tarde das Quartas-feiras para facilitar o encontro de pessoas, sem qualquer filiação, que achem o tema do dia interessante. A ideia será fornecer um espaço e um tema de conversa, e convidar alguém para fazer uma apresentação. Tornar a loja num fórum de encontro, discussão, partilha e aprendizagem.

Para já são cinco os temas que pensamos terem potencial: Aves; Plantas; Expedições e Viagens; Auto-suficiência e Agricultura (incluindo a permacultura e agricultura-biológica); e, finalmente, Humanismo.

O primeiro encontro será precisamente o dedicado ao Humanismo e terá lugar na Quarta-feira 15 de Setembro de 2010, a partir das 19h30 no espaço da loja.

O tema Humanismo é, com frequência, usado para significar muitas coisas diferentes. Para este grupo de pessoas é normalmente o Humanismo Secular que é adoptadodefendido. Vejam-se duas definições genéricas de Humanismo:
"O Humanismo é uma postura de vida democrática e ética, que afirma que os seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar sentido e forma às suas próprias vidas. Defende a construção de uma sociedade mais humana, através de uma ética baseada em valores humanos e outros valores naturais, dentro do espírito da razão e do livre-pensamento, com base nas capacidades humanas. O Humanismo não é teísta e não aceita visões sobrenaturais da realidade."

Ou ainda esta definição:

"... um apelo ao uso da razão, em vez de revelações ou autoridades religiosas, como uma forma de partir à descoberta do mundo natural e do destino do homem, e, também, para desenvolver uma base para a moralidade... A ética humanista também se distingue por a sua acção moral ter como objectivo alcançar o bem-estar da humanidade, em vez de procurar cumprir a vontade de Deus."
Oxford Companion to Philosophy (Acompanhante da Filosofia Oxford)

Podem obter mais informações sobre este grupo e sobre a filosofia que lhe está subjacente nas ligações providenciadas.

Porquê na Loja de História Natural? Porque a rejeição de uma explicação teísta do mundo é comum a muitas pessoas que estudam as ciências naturais. Claro que não é exclusivo a estas pessoas, nem generalizado no meio científico, e muitas seguem uma religião teísta. Mas o grupo crescente de pessoas que se revê numa filosofia de vida humanista não tem ainda uma estrutura organizada em Portugal. E na Loja de História Natural teremos todo o prazer em receber este grupo com regularidade. Pensamos que somos uma casa natural para este tema, e temos uma secção de livros sobre esta temática.

A entrada é livre e qualquer pessoa com interesse genuíno no Humanismo está convidada a fazer uma visita, preferencialmente registando-se primeiro no grupo Meet-Up para podermos organizar a logística do encontro, mas não é obrigatório fazê-lo. Até Quarta!

Sem comentários:

Enviar um comentário