terça-feira, 16 de novembro de 2010

É urgente salvaguardar o Jardim Botânico de Lisboa: assinem a Petição

Convido-vos a ler, e se concordarem, a assinar a Petição em Defesa do Jardim Botânico de Lisboa.

O Jardim Botânico de Lisboa está a ser tratado pela Reitoria da Universidade de Lisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa como as traseiras bonitas  (que deixaram arruinar, afinal nada mais charmoso que uma ruína...) para  construções cada vez mais numerosas, mais volumosas, mais altas, e mais em cima do Jardim, sacrificando a sustentabilidade do Jardim.

É um plano ardiloso, em que o Jardim Botânico é deixado sem direcção por um período indeterminado de tempo para que não haja oposição interna ao Reitor  (a Reitoria recusou empossar a nova direcção depois da saída da anterior Directora, a actual Vice-Reitora) e em que se procura limitar a capacidade de actuação da Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) que tem sido fulcrar em desmascarar o Plano de Pormenor para o Parque Mayer e Jardim Botânico como um ataque concertado à Missão do Jardim. De notar, por exemplo, o pedido de demissão da LAJB do ex-director do Jardim Fernando Catarino, por não se querer associar ao combate valoroso que a LAJB tem feito em defesa do Jardim. Nada como uma boa luta para clarear as posições de muita gente.

A minha é esta: este belo, histórico e único jardim é muito mais do que a vista das janelas de hóteis de charme e prédios altos. É muito mais do que gabinetes de professores jubilados ou estacionamento seja de quem for. Este jardim é uma pérola no coração de Lisboa, um repositário de património genético único, um local de memórias, de história, de arte e de paixão pela Natureza e pela Humanidade. Deve, no meu entender, ser preservado a todo o custo.

Juntem-se a esta luta, façam-se sócios da LAJB e/ou assinem a petição. E usufruam deste jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário