segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Guia do Parque Florestal de Monsanto

A Naturterra, a equipa que nos trouxe o "Guia dos Parques, Jardins e Geomonumentos de Lisboa", publica agora, com a chancela da Câmara Municipal de Lisboa (CML), o Guia do Parque Florestal de Monsanto. A apresentação é feita hoje, com pompa e circunstância, no Salão Nobre da CML.

Até aqui, duas boas notícias. Este guia faz falta e se a qualidade do trabalho do anterior for indicativo, será uma enorme mais valia para quem queira conhecer esta área verde. E é bom ver a mesma CML, que tem autorizado e perpetrado vários ataques à integridade do Parque Florestal de Monsanto (sigam por exemplo, no fantástico blog sobre Monsanto Árvores ao Poder), valorizar Monsanto.

O problema é que o único local onde o livro poderá ser adquirido será, provavelmente, a Livraria Municipal, forma de garantir que este livro, assim como o anterior guia, permanecerá desconhecido da grande maioria das pessoas.

De um dia para o outro, as livrarias deixaram de usufruir de desconto na compra para revenda das publicações da CML. Sem qualquer pré-aviso ou justificação, à boa moda estatal, e num completo desrespeito pelo trabalho de divulgação das suas publicações que livreiros que trabalham há muito mais anos do que eu têm feito, foi implementada esta nova política. Assim, e infelizmente, já não tenho na loja o anterior guia, do qual já tinha vendido 16 cópias. E não terei, provavelmente, este novo livro. (a não ser, como já tenho feito noutras situações, passe a vender os livros sem ganhar um tostão, apenas para os poder ter).

Perde Monsanto, perde a CML, perdemos nós livreiros e perde o público. E é pena não se conseguir divulgar o de bom que a CML produz.

2 comentários:

  1. De facto olivro é fantasticoe uma pena a sua não divulgação. Fecharam a livraria que tinham? não conhecia mas tenho pena.

    ResponderEliminar
  2. Viva, obrigado pelo seu comentário. Sim, infelizmente a livraria fechou. Continuamos a vender remotamente e em Setembro espero avançar com uma loja online para os títulos mais difíceis de encontrar. Obrigado pelo apoio!

    ResponderEliminar