quinta-feira, 3 de março de 2011

As últimas duas apresentações de livros


Apresentação do livro "Flora da Área Cársica do Conselho de Sesimbra" com a presença da Dra. Ana Isabel Correia, do Jardim Botânico de Lisboa, e de Francisco Luís Rasteiro do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul. (antes de algumas mudanças na loja, com o balcão no local antigo).


Apresentação do livro "Do Tempo e da Paisagem - Manual para Leitura de Paisagens" com a presença do autor Henrique Pereira dos Santos, que colabora, por exemplo, com o blog sobre ambiente Ambio. (depois do balcão ter mudado para o novo local).

Não posso deixar de agradecer aos autores a sua generosidade em participarem nestas apresentações. Estas apresentações deveriam ser pagas. Por nós ou pela editora, mas principalmente por nós. O facto de isto não se fazer em Portugal não torna menos verdade este facto. Nós aqui na Loja não temos nem capacidade financeira para o fazer, nem o público português está habituado a ter de pagar pelo que gosta. Em Portugal dão-se coisas a mais. Lembro-me de em Santa Barbara, Califórnia, ter comprado bilhetes para ouvir em dois dias diferentes dois autores que me interessava ouvir. Isso, comprado bilhetes. As apresentações foram no auditório da universidade e a lotação estava esgotada. À porta vendiam-se os habituais bilhetes sobrevalorizados para pessoas desesperadas por conseguir um lugar, como se tratasse de um concerto de U2. Mas não era. Eram dois autores que iam ler alguns contos dos seus últimos livros e responder a perguntas.

Por isso, às vezes pergunto-me se agradeço o suficiente aos autores por aceitarem de bom grado fazerem pro bono estas apresentações! Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário