quarta-feira, 2 de março de 2011

Conselhos Agrobio: Mês a mês na horta - Março

Os sócios (nós somos) da Agrobio - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, recebem este boletim mensal para ajudar a planear as tarefas na horta. Desta vez partilhamos convosco, mas nada como se fazerem sócios. E podem ir seguindo estes conselhos no blog O Quintal Bio. Eis o boletim deste mês:


Mês a mês na Horta Bio: Março

Inicia-se o período de grande azáfama na horta! Semeia-se agora o grosso das culturas de Primavera e é necessário mondar as adventícias e regar com regularidade.

SEMENTEIRAS E PLANTAÇÕES:

No Norte: Semeie abóbora, alface, beterraba, cenoura, couves, ervilha, espinafres, feijão, melancia, melão, nabiças, rabanetes, salsa e tomate. Plante: batata, cebola (sementeira de meados de Novembro), couves e espargos.

No Centro: Semeie abóbora, alface, alho-porro, beterraba, cebola, chicória, couves, ervilha, espinafres, feijões, melancia, melão, nabiças, nabo,pepino, rabanete, salsa e tomate. Plante alho-porro (semeado em Fevereiro), batata, cebola, couve-portuguesa, couves repolho e lombarda (sementeira de Dezembro) e tomate (semeado em Janeiro).

No Sul: Abóbora, batata, couves, ervilha, feijão, melancia, melão, nabiças, pepino e tomate. Plante: batata, couves, pimento e tomate.

Planeamento da Horta

ALFOBRES OU VIVEIROS

1. Escolha do local

A horta deve ter um lugar abrigado, dedicado à obtenção de plântulas das espécies que não são semeadas em local definitivo [ver métodos de obtenção de plântulas por espécie no blog O Quintal Bio].

Caso não disponha de estufa ou estufins, escolha um lugar abrigado dos ventos frios dominantes (p.e. junto a um muro ou sebe), com um bom número de horas de exposição solar e protegido contra as intempéries e as baixas temperaturas de Inverno. Uma fileira de árvores de fruto de folha caduca permite proteger o alfobre contra o sol excessivo na Primavera e Verão.

Tenha em conta que algumas espécies são exigentes em calor para a germinação - ex. pimento, beringela, begónia, precisam de temperaturas de 21ºC; tomate e abóboras precisam de temperaturas de 15ºC para germinar.

2. Sementeira

Os recipientes onde é realizada a sementeira devem ser cheios até 9/10 com uma mistura de elementos finos e fibrosos (ex. ¼ terra + ¼ saibro ou vermiculite + ½ composto obtido de resíduos vegetais), podendo também utilizar-se substratos comerciais para Agricultura Biológica. Semeie numa mistura ligeiramente húmida. Uma camada de gravilha fina por cima, embora não sendo indispensável, permite manter as sementes no local aquando da rega. Recubra os recipientes com vidro, plástico ou papel húmido – protecção esta que deve ser retirada após a germinação.

Para as hortícolas mais pequenas (ex. cebola, alface, brócolos, couves), a sementeira pode ser feita num tabuleiro e as melhores plantinhas obtidas são depois repicadas para vasos individuais, onde se desenvolvem até à transplantação. A repicagem deve ser feita na altura em que surgem as primeiras folhas verdadeiras (a seguir aos cotilédones, que são parecidos com folhas mas não têm o formato típico das folhas da espécie). 4 semanas mais tarde as plantas precisam de um pouco de fertilizante, que pode ser chorume de urtiga* (1kg plantas inteiras para 10 litros de água, deixar durante 1-2 semanas) ou vermicomposto diluído na razão 1:9 (volume).

Hortícolas maiores, como o tomateiro, a beringela, a abóbora, o pimento, o melão, o feijão, a ervilha, devem ser semeadas directamente em vasos individuais. Atenção às espécies que não toleram bem a manipulação das raízes e devem ser semeadas em vasos biodegradáveis (ver blog).

Pode ser útil para facilitar a germinação, particularmente para feijões, ervilhas, abóboras, melão e cenouras, imergir as sementes em água morna durante 24 horas antes de as semear.

Entre a sementeira em alfobre e a plantação em local definitivo, conte com 6 a 8 semanas para o desenvolvimento das plantinhas.

Manter um diário das datas de sementeira, datas de germinação, origem das sementes permitirá, ao longo do tempo, melhorar os métodos de sementeira e identificar sementes com melhor poder germinativo.

3. Produção das próprias sementes

Se quiser reutilizar as sementes, assegure-se de que não se trata de variedades híbridas (cujas sementes dão resultados muito heterogéneos, com diminuição da produção e da resistência às doenças). Deixe amadurecer as sementes antes de as recolher.

Abóboras, girassóis, tomateiros e melancias amadurecem quando o fruto está pronto para a colheita. Devem ser lavadas, para remoção da polpa, colocadas sobre papel absorvente e secas ao sol (2 semanas ou mais). Sementes em vagens (ervilha, feijões) devem deixar-se amadurecer na vagem, até que esta enrugue e amareleça, deixando-se depois secar bem ao sol.

A produção das próprias sementes permite-lhe ir seleccionando as características que deseja encorajar nas suas culturas, escolhendo como progenitoras as plantas que têm essas mesmas características. Para as culturas cuja semente pretende aproveitar deverá semear apenas uma variedade, evitando os riscos de polinização cruzada que ocorre com muitas espécies hortícolas e que irá descaracterizar a descendência da variedade que pretende seleccionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário