quinta-feira, 10 de março de 2011

É comum verem-se poupas em Lisboa?

A nossa leitora fotografou esta poupa Upupa epops (um dos nomes em latim que mais gozo me dá dizer) em Lisboa, mas não se lembra de ter visto uma anteriormente. E pergunta:  é habitual verem-se poupas em Lisboa?

4 comentários:

  1. Num "Guia das Aves de Lisboa" (edição da CML, 1997), a Poupa surge com estatuto de "Migrador de passagem ocasional". Diz que "existem vários registos desta espécie, obtidos na Primavera e no Outono, sobretudo nas zonas da Tapada da Ajuda, Parque Florestal de Monsanto e Restelo".

    Talvez seja interessante saber onde e quando foi tirada esta foto?

    ResponderEliminar
  2. Poupas não sei...
    Mas este fim-de-semana avistei um casal de pica-paus num parque de Lisboa (Parque dos Olivais Sul ou Vale do Silêncio), presumo que Pica-pau-malhado-grande (Dendrocopos major), pela mancha vermelha visível durante o vôo. Pelo meno um seria portanto macho. Infelizmento não tive possibilidade de registar o momento, mas aproveito para retribuir a pergunta: é habitual a observação de pica-paus em Lisboa?

    ResponderEliminar
  3. Alô, alô, a foto foi tirada esta semana (Março de 2011) na zona do Saldanha, centro de Lisboa! Mas também foi recentemente avistada uma no Jardim Botânico de Lisboa (a mesma?!)!

    Quanto aos pica-paus malhados grandes, eles são ouvidos com alguma regularidade em jardins de Lisboa, mas avistá-los é bastante mais raro, por ser uma ave discreta. Mas não são propriamente aves comuns! No entanto é mais fácil observar os pica-paus do que as poupas, pelo que me é dito por quem percebe destas coisas.

    ResponderEliminar
  4. OK, já vi que pelo menos comum não é. Obrigada!

    ResponderEliminar