quinta-feira, 10 de março de 2011

Estamos no Ano Internacional do Morcego


Foi feito o lançamento oficial em Portugal do Ano do Morcego 2011-2012, com direito a página na net.

No artigo sobre o tema da Ecosfera pode ler-se: "Actualmente existem em Portugal 27 espécies de morcegos, três das quais ameaçadas (Morcego-de-ferradura-mediterrânico, o Morcego-de-ferradura-mourisco e o Morcego-rato-pequeno). (...) A comunidade científica mundial conhece actualmente 1200 espécies de morcegos – que totalizam cerca de um quinto de todos os mamíferos -, metade das quais está ameaçada de extinção."

Temos na loja alguma literatura sobre morcegos. Infelizmente, o livrito à esquerda, o oitavo volume da colecção Handbook of the Mammals of the World ainda demorará a sair - o segundo volume é publicado em Julho de 2011. Mas temos um igualmente impressionante para a Europa. Chama-se "Bats of Britain, Europe & Northwest Africa" e inclui 51 espécies de morcegos.

E existe o Pequeno Guia dos Morcegos, publicado pela FAPAS e que também por cá está.

Por último, para mais informações, consultem, por exemplo, o blog Morceguismos ou este artigo de onde retirámos a ligação a este pequeno vídeo.

2 comentários:

  1. Só para lembrar que também é o ano internacional da floresta! Parece que ninguém se lembra! é pena....

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês! Pois é, eu sei. Falei primeiro deste mas em breve irei falar no Ano Internacional das Florestas! Mas faz bem em lembrar-nos!

    ResponderEliminar