sábado, 19 de março de 2011

Hoje está tudo de olhos na lua

 

"No próximo sábado, dia 19 de março, e se as condições meteorológicas ajudarem, será possível observar uma Lua Cheia especial no céu, uma super Lua Cheia.

A órbita da Lua em torno da Terra não é uma circunferência perfeita, mas sim uma elipse. Quando a Lua se encontra na ponta da elipse mais próxima da Terra está no perigeu, e quando a Lua se encontra na ponta da elipse mais afastada da Terra dizemos que se encontra no apogeu. A Lua Cheia do próximo sábado quase coincide com o perigeu da Lua: a Lua Cheia acontecerá às 18h10m (Portugal Continental) e o perigeu será às 19h10m (Portugal Continental). 

Como resultado a Lua poderá parecer no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que as Luas Cheias que acontecem no apogeu. Mas será que vamos notar alguma diferença? É difícil, pois não existem réguas no céu que possamos usar para medir o diâmetro lunar. No entanto, deve bem valer a pena ver a Lua no céu. A melhor altura para espreitar a Lua será quando ela está próxima do horizonte. Por razões que ainda não são bem compreendidas por astrónomos e psicólogos, quando a Lua está perto do horizonte, alinhada com edifícios, árvores ou outros objetos e construções, parece-nos maior. Por isso poderemos aproveitar a Lua do próximo sábado para ainda ampliar mais esta ilusão de ótica lunar."

Ver mais informação no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto aqui.

3 comentários:

  1. Porque é que a Lua parece maior no horizonte:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Moon_illusion

    ResponderEliminar
  2. É de facto uma ilusão de óptica surpreendente! E por muito que saibamos ser uma ilusão é difícil contrariá-la no cérebro!

    ResponderEliminar
  3. Quando a lua estiver junto ao horizonte, experimentem tapar o horizonte com o antebraço. puft, a lua fica mais pequena :)

    pelo menos comigo funciona

    ResponderEliminar