sexta-feira, 1 de abril de 2011

Alguma informação que serviu de base para o debate sobre Energia Nuclear

(adaptado de Wikipedia e outras fontes)
Alguns dados sobre a Energia Nuclear:

Energia nuclear é a energia libertada numa reacção nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atómicos. Existem duas formas de reacções nucleares: a fissão nuclear, onde o núcleo atómico subdivide-se em duas ou mais partículas; e a fusão nuclear, na qual pelo menos dois núcleos atómicos se unem para formar um novo núcleo. Ambas estas reacções emitem energia.

A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar esta energia, convertendo o calor emitido na reacção em energia eléctrica.

A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. A percentagem da energia nuclear na geração de energia mundial é de 6,5% e de 16% na geração de energia eléctrica. Em Janeiro 2009 estavam em funcionamento 210 centrais nucleares em 31 países com 438 reactores a produzir a potência eléctrica total de 372 GW, suficiente para 60 milhões de domicílios.


O que dizem os que são a favor do nuclear:


As centrais nucleares fornecem energia de forma contínua e previsível, a preços estáveis.

O registo de segurança da energia nuclear é excepcional. A radiação produzida em centrais nucleares não causou uma única morte conhecida no mundo inteiro, excepto o reactor de Chernobyl, na Ucrânia.

Menos radiação é emitida por uma central de energia nuclear do que uma central de queima de carvão.

As centrais nucleares não emitem dióxido de carbono (que contribui para o efeito estufa), nem de enxofre e óxidos de nitrogénio (que causam chuva ácida).

As centrais nucleares salvam milhares de vidas porque não emitem partículas minúsculas na atmosfera e substituem muitas centrais de carvão, que o fazem. Pensa-se que estas partículas matam milhares de pessoas todos os anos.

Há uma boa solução para a eliminação dos resíduos nucleares: enterrá-los no subsolo, onde serão inofensivos. Em contrapartida, não existe uma solução para o tratamento das emissões de dióxido de carbono que as centrais a combustíveis fósseis emitem.


O que dizem os que são contra o nuclear:


A energia nuclear é muito mais cara e só é viável à custa de subsídios e benesses governamentais na implementação, monitorização, desmantelamento, gestão de resíduos, etc.

A produção de energia nuclear depende de reservas finitas de urânio e é um estímulo à proliferação nuclear.

Os resíduos nucleares são perigosos, duradouros e têm riscos de transporte e armazenamento.

Existe um enorme risco de acidente e ataque terrorista a uma central nuclear.

É muito difícil encontrar uma localização para uma central nuclear (exigências de água para arrefecimento e minimizar riscos de segurança).

A energia nuclear não é isenta em termos de emissões de gases de efeito de estufa nem diminui dependência do petróleo.

O potencial de apostar na conservação de energia e na eficiência energética é enorme. A eficiência energética é o caminho mais económico para Portugal. Cada kWh poupado, de acordo com a Entidade Reguladora do Sector Energético, é dez vezes mais barato do que um kWh a ser produzido, inclusive por energias renováveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário