quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dois Livros do Jared Diamond aqui na Loja

Jared Diamond primeiro alcançou renome como escritor de ciência popular com o livro de 1991 The rise and fall of the third chimpanzee - how our animal heritage affects the way we live.
  
Da contracapa: "Mais de 98 por cento dos genes humanos são partilhados com as duas espécies de chimpanzé. O terceiro chimpanzé é o homem. O autor perscruta o nosso ciclo de vida, cultura, sexualidade e ímpetos destrutivos tanto contra nós próprios como contra o planeta para explorar as maneiras em que somos unicamente humanos embora ainda influenciados pelas nossas origens animais".



Mas seria em 1997 que o seu Guns, Germs and Steel - the fates of human societies (ou - a short history of everybody for the last 13,000 years, depende da versão da capa) que o autor se consagraria como um talento incontornável da escrita.

Este livro faz um síntese ambiciosa dos destinos de várias populações humanas, abordando a história de civilizações de todo o mundo, tocando em linguística e ecologia. Nele, o autor defende que as razões porque as populações de origem europeia se tornaram dominantes no presente estão relacionadas com factores ambientais, nomeadamente a maior variedade de plantas e animais selvagens adequados à domesticação na Eurásia, e que estas vantagens permitiram um maior avanço tecnológico que se mostrou crucial quando se deram contactos entre as diferentes civilizações do mundo, antes mais ou menos isoladas. Nas suas explicações, nega qualquer diferença racial como estando na base do desequilíbrio testemunhado historicamente nestes contactos.

Este livro deslumbra pela enorme capacidade de síntese da história dos vários ramos continentais da humanidade e pelo esclarecimento dos factores em jogo quando se tenta perceber a hegemonia Europeia no último meio milénio. Este título valeu ao autor um Prémio Pulitzer.

Sem comentários:

Enviar um comentário