quarta-feira, 8 de junho de 2011

Livros de Richard Mabey aqui na Loja

Richard Mabey é um dos mais populares autores britânicos de livros sobre história natural. Entrei em contacto com a sua obra em 1996, quando publicou Flora Britannica. Já conhecia o seu  Food for Free sem o associar no entanto ao autor.

Desde então publicou enquanto autor ou co-autor muitos mais livros. O seu último livro é The Perfumier and the Stinkhorn é um conjunto de ensaios sobre a sua relação com a natureza, a dualidade entre uma visão romântica do mundo natural e um intepretação estritamente científica do mesmo.


Estes são os títulos que temos aqui na loja deste autor:

Flora Britannica é uma obra prima sobre botânica, etnografia, história, uma referência obrigatória. Iniciou uma trilogia onde se inclui os dois livros seguintes:Birds Britannica e Bugs Britannica.




A Brush With Nature retoma a relação do autor com o mundo natural. Richard Mabey mostra um enorme ecletismo nos seus textos, relacionando informação sobre história, arte, ciências e muitos outros temas.



Beechcombings examina a relação da Humanidade e da sua Cultura com o mundo das árvores.


The Barley Bird - notes on the Suffolk nightingale leva o autor a uma zona específica do Reino Unido e a à vida de uma ave venerada pelo seu canto: o rouxinol.



Em Weeds - How vagabond plants gatecrashed civilization (Outubro de 2010), Richard Mabey debruça-se sobre as ervas 'daninhas' e a sua relação e interdependência connosco, num livro muito original e surpreendente. São plantas cuja tenacidade e adaptabilidade não podem deixar de  fascinar.


Nature Cure retrata o trajecto pessoal do autor na sua luta contra a depressão e a forma como o seu relacionamento com a natureza desempenhou um papel na sua recuperação. Vai muito além do seu mundo.


E, para finalizar os livros disponíveis neste minuto aqui na loja, o seu primeiro e grande clássico. Food for Free é o livro de referência para todos os que reminescem sobre um passado recolector da nossa espécie, que querem retirar da natureza alimentos bravos, selvagens. Na loja temos duas edições diferentes. A reprodução do livro original de 1972, entretanto revisto, e a edição condensada da colecção Collins Gems.

Sem comentários:

Enviar um comentário