domingo, 11 de dezembro de 2011

Portugal a Pé


Já está na loja o livro Portugal a Pé da autoria de Nuno Ferreira. O livro tem um site próprio, com entrevistas, vídeos e muito mais. Eis uma descrição sobre o que é este livro:

"Em Fevereiro de 2008, o jornalista Nuno Ferreira iniciou a pé, em Sagres, um longo e demorado caminho pelo que é habitualmente designado “Portugal profundo”. Ao longo de mais de dois anos, com percalços e interrupções pelo meio, enquanto passava por vagabundo, contrabandista ou peregrino a Fátima, redescobria um país esquecido, muitas vezes entregue a si próprio, a lutar desesperadamente contra a desertificação.

A caminhar do Algarve ao Minho pelo interior dos interiores, pôde ir observando Portugal, atento aos pormenores: uma partida de futebol num campo pelado, um funeral, a partida para a pesca de uma traineira sobrevoada por gaivotas, a azáfama de um restaurante de estrada repleto de camionistas, um idoso lavrando com a ajuda do burro a última das courelas transmontanas.

Portugal pela lupa de Nuno Ferreira é assim: mal gerido mas definitivamente muito bonito.

Pelo caminho, foi encontrando e conversando com aqueles que teimam em viver longe das grandes cidades e mantêm viva a chama das tradições culturais e do regionalismo: músicos, artesãos, poetas populares, aldeões guardadores da memória de um povo.

Foi redescobrindo também as belezas escondidas do país: Vales estreitos entre fragas em São Macário, cascatas perdidas na Serra de São Mamede, lameiros entre as águas bravias e geladas de rios transmontanos como o Maçãs ou o Sabor, searas ondulantes e douradas na planície alentejana, garranos à solta entre a névoa da Serra Amarela.

À venda na sua loja do costume. Não, não me refiro à Fnac, refiro-me à Loja de História Natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário