terça-feira, 20 de março de 2012

A Tesouraria da Universidade de Aveiro é uma fonte eterna de diversão

Ponto 1: já recebi o cheque. Informei que nunca emitiria o recibo sem receber o pagamento primeiro e parece que se compadeceram de mim... (surreal tudo isto).

Ponto 2: a Tesouraria da UA não baixou os braços! Cedem mas sem antes tornarem claro que agem num mundo só seu. Ora leiam isto:

"Exmos. Senhores,

Na impossibilidade de nos remeterem recibo antecipado/provisorio, e contrariamente aos procedimentos da Universidade Aveiro, excecionalmente, para liquidação das faturas abaixo mencionadas, junto se envia a V.Exas o(s) cheque(s) ..." (sublinhado deles)

Não houve impossibilidade nenhuma (se exceptuarmos as legais e a boa gestão comercial, pormenores), apenas vos mandei às favas quando me pediram algo a que não têm direito nenhum e é ilegal.

E Recibo Antecipado? Recibo Provisório? Mas será que estas pessoas desconhecem que isso é a ... Factura? Onde é que esta gente inventou um recibo antecipado/provisório?

Estou mesmo a ver eu a argumentar com as Finanças:

"Ah, e tal, Sr. Gaspar, eu emiti um recibo mas foi provisório, sabe, foi para despachar, mas não, como lhe disse, não recebi ainda, era só o provisório, porque depois segue o quase final, e finalmente segue o recibo do recibo quase final, para a coisa ficar mesmo, mesmo finalizada, percebe?"

Nem sei o que diga. Pelo sim, pelo não, acho que vou mesmo avançar com uma queixa ao Provedor de Justiça. Com os 'procedimentos' tão escarrapachados, sempre gostaria de saber o que o Provedor terá a dizer.

3 comentários:

  1. É surreal toda a história, teoricamente, mas, na prática, é a realidade do meu dia a dia. Trabalho como freelancer para a Universidade de Lisboa e exigem-me os recibos antes. Depois, a Segurança Social, sem razão nenhuma, atrasa o sistema a dar o ok sobre a minha situação e eles atrasam 1 mês o pagamento. Eu sinto que não tenho energia para combater este sistema mas gostava de te dar todo o apoio a qualquer queixa ao Provedor. É duro, acho, que por falta de humanismo. O sistema está desumanizado e nós, portugueses, somos peritos em apantanar o chão...

    ResponderEliminar
  2. Viva, Obrigado pelo seu comentário.
    Nos recibos verdes a questão é ainda mais gritante porque a pessoa não pode passar factura, apenas pode passar recibo, e portanto passa de imediato um documento que dá quitação da dívida. Por outro lado a má-prática tornou-se generalizada.
    É muito triste a maneira como estas entidade tratam os seus colaboradores.
    A sugestão é preparar uma folha de honorários que envia para as entidades, apresentando o recibo só após pagamento. Nem todos aceitam esta prática, mas em alguns casos é aceite.
    Cumprimentos,
    Pedro Lérias

    ResponderEliminar
  3. Também já me pediram recibos antecipados e eu estrebuchei sempre, porque isto é uma preversão do sentido que um recibo é suposto ter: o comprovativo de que se recebeu!
    Nas universidade este procedimento é "normal". Já tive de passar um recibo nestas condições, caso contrário não davam a volta às burocracias internas e não me pagavam. Felizmente correu tudo bem.

    ResponderEliminar