A Universidade de Aveiro inventou uma nova modalidade de pagamento. Passo a explicar.
Em Novembro passado fomos contactados por uma bióloga que necessitava para o seu trabalho de pós-doutoramento de alguns materiais, vindos dos EUA e da Polónia. São coisas que nunca tínhamos vendido mas que eu tenho todo o gosto em ajudar a conseguir, apesar do esforço em muito superar qualquer retorno na venda dos produtos.
Importei o material, a pré-pagamento claro, entreguei-o e, depois aguardei por uma requisição oficial, à qual respondi com uma factura com prazo de pagamento de 30 dias. Ou seja, a minha boa vontade para com a Universidade de Aveiro não podia ser maior.
Aguardei, o prazo de pagamento passou, e hoje recebo algo verdadeiramente surreal. Recebi uma carta a informar-me que o cheque para me pagar está pronto e emitido. Mas... que foi feito refém e só me será enviado após a emissão e recepção na tesouraria do respectivo recibo.
Ou seja, a Universidade de Aveiro não só recebeu o material sem o ter pago antecipadamente, ainda se acha no direito de receber o recibo antes de efectivamente pagar.
Se há coisa que me tira do sério é a prepotência. Informei já a Universidade de Aveiro que o recibo apenas pode ser solicitado APÓS efectivo pagamento. Ou seja, só após o cheque ter sido depositado na nossa conta e ter sido provado o pagamento é que emito o recibo. E vejo-me no direito de cobrar juros de mora e despesas legais até que o pagamento seja feito.
O receio da Universidade é que não lhe seja enviado o recibo. Deixa ver se eu percebo bem. Nós fornecemos o material sem pagamento, esperámos meses pelo pagamento, mas nós é que claramente não somos de confiança. Querer comparar a recepção de um recibo com a recepção do pagamento dos produtos é de quem vive noutro planeta. Parece que nos estão a fazer um favor por pagarem. Surreal.
A Universidade de Aveiro não inventa a lei. Nunca ouviram falar em recibos falsos? O recibo é emitido após boa cobrança, meus caros. Usarem o nosso cheque como refém mostra um nível de má fé que ainda não tinha encontrado.
Mas o que acham vocês? Acham que devo enviar o recibo antes de receber o pagamento?
Sim ou não. Você decide.
Inacreditável ao estado a que este pais chegou --' o estado é o que comete as maiores atrocidades, no entanto, nós como cidadãos é que levamos sempre com as culpas de tudo e acabamos por pagar por tudo e por nada...
ResponderEliminarE ainda me respondem ao telefone que é prática comum, que não vêem qual o problema. Devem achar que me estão a fazer um grande favor.
EliminarPedro, experimenta mudar o nome da empresa para "lusoponte", pode ser que te paguem duas vezes. Uncroyable ...
ResponderEliminarEu já coloquei a Universidade de Aveiro na nossa lista negra. A partir de agora só os forneço a pré-pagamento. Provavelmente significa que nunca mais os irei fornecer, paciência.
EliminarComo dizes Lúcio, inacreditável.
É caso para perguntar se a UA também emite os recibos antes de os alunos pagarem.
ResponderEliminarMuito bem visto. Algo parecido me ocorreu hoje quando foi anunciado que o Estado passava a cobrar 7% de juros ao ano por dívidas de contribuintes. E será que o Estado passa a pagar 7% de juros aos contribuintes credores?
EliminarObrigado pelo comentário.