sábado, 15 de dezembro de 2018

Ligações sobre Conservação da Natureza #1 15/12/2018

Ligações sobre o Mundo Natural e Conservação da Natureza (sugestões e comentários são muito bem vindos):


Biodiversidade

The week in wildlife - in pictures The Guardian (14/12/18)


Equipa de Luís Ceríaco descreve nova espécie de lagarto da Namíbia Wilder.pt (14/12/18) - Desde 2015 que a Wilder veio trazer uma muito necessária lufada de ar fresco às notícias sobre ambiente em Portugal e já não nos imaginamos sem o seu excelente trabalho. Mas atenção, são totalmente independentes e precisam de todo o apoio necessário para se manterem em funções. O trabalho que fazem devia ser mais reconhecido e financiado. Não se esqueçam disso e apoiem sempre que tiverem oportunidade. Obrigado, Wilder!


Macho desdentado Dias com Árvores (15/12/18)

Salepeira-não-tão-grande Dias com Árvores (9/12/18) - Paulo V. Araújo e Maria P. Carvalho mantêm desde 2004 este excelente blogue sobre plantas. Uma pérola da internet e um exemplo de dedicação e persistência. Muito mudou nestes 14 anos, a blogosfera definhou. Eles persistem. Ganhamos nós.






Sexta Extinção








Infectious Outbreaks Threaten the Last Asiatic Lions Scientific American - Apesar dos avisos dos riscos de uma população única, as autoridades locais têm recusado a exportação de animais para a restauração de populações históricas do leão asiático, para assegurar o 'exclusivo' em termos de turismo. Mas a Floresta de Gir está sobrelotada e o interesse da espécie necessita de mais populações para sobreviver a este tipo de catástrofes...

El llamado unicornio siberiano pudo haber convivido con los primeros humanos modernos Quo (27/11/18) - O convívio não deve ter corrido lá muito bem para o rinoceronte siberiano...


Espécies Protegidas

Projecto LIFE para a águia-imperial prolonga-se mais um ano e meio Wilder.pt (22/11/18) - Parece uma boa notícia mas normalmente este prolongamento tem custos acrescidos para a organização executante que terá de pagar os ordenados dos trabalhadores durante o período extra (não financiado) do seu próprio bolso. Face às dificuldades dos projectos LIFE em angariarem as contrapartidas nacionais ao financiamento comunitário, os prolongamentos dos períodos de execução não são boa ideia para a viabilidade dos projectos e organizações...



Anunciadas duas novas crias de lobo-marinho nas Desertas Wilder.pt (5/12/18) - Boas notícias. Excelente projecto, adorava que o lobo-marinho regressasse às praias do Sudoeste Alentejano.

Baja más del 80% la población de cernícalo primilla de Jaén Quercus.es (2/12/18) - Más notícias para o peneireiro-das-torres. Após a recuperação conseguida por projectos de conservação em Portugal e Espanha, o apocalipse dos insectos e a intensificação agrícola parecem ser más notícias para esta e outras espécies.

El papel sanitario de los carroñeros en la ganadería extensiva Quercus.es (2/12/18) - Boas notícias para os abutres e outras aves necrófagas.




Comércio Ilegal de Espécies





Espécies Invasoras



Florestas

Prevenção de fogos com cabras e ovelhas no Fundão premiada com 30.000 euros Wilder.pt (26/11/18) - Prevalecem muitos equívocos sobre o contributo que a pastorícia pode dar para a prevenção dos incêndios.

Um passo na direcção certa MONTIS (12/12/18) - Fogo-controlado usado na conservação da floresta.

Fueling the Fire - Trump thinks logging will stop the burning in California. It won’t. Slate (10/11/18) - Excelente artigo sobre os incêndios catastróficos na Califórnia que partilha connosco muitas características de clima e risco de incêndio. Um longo caminho a percorrer na elucidação do público e autoridades sobre os fogos.

What Trump gets wrong about wildfires, by a fire scientist The Guardian (13/11/18) - O fogo é em geral mal compreendido.



Oceanos

Ave ameaçada nidifica pela primeira vez na Berlenga Wilder.pt (20/11/18) - Excelente.




Ninhos de tartarugas triplicaram este Verão em Cabo Verde Wilder.pt (14/12/18) - Boas notícias. Precisamos.



Spectacular footage of swimmer surrounded by killer whales Yahoo (13/12/18) - Espectacular, mas ui, que medo.

Blue Whales Have Changed Their Tune Scientific American (30/11/18)


Alterações Climáticas

Um clima diferente Cartoon José Bandeira, DN (15/12/18)


Um quilo de bife emite tanto CO2 como andar 150 km de carro Expresso (8/12/18) - Mas atenção que nem toda a carne é igual, existe carne produzida de forma ambientalmente positiva. É uma minoria, mas existe, e esse tipo de produção deve ser acarinhado. Ver por exemplo o excelente projecto Terra Maronesa.





An Upheaval at the Ends of the World The Atlantic (12/12/18)

Sem comentários:

Enviar um comentário