sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Da insanidade

Com os casos de COVID-19 a atingir os valores mais altos da pandemia até ao momento em Portugal, não só temos as escolas em ensino presencial, por opção governamental, como reabrem hoje as discotecas...

A Madeira consegue ir ainda mais longe que o Continente, com o dobro da taxa de infecção, a mostrar a eficácia do isolamento de 5 dias em garantir o total descontrolo das infecções.

A minorização dos perigos da infecção é feita por todo o lado. Ninguém discute os perigos a curto e longo prazo, os mortos desapareceram completamente da comunicação social, não se sabe quem são, são invisíveis, não se passa nada. 

Invisíveis são também Graça Temido e Marta Freitas. Sempre que a pandemia atinge as fases mais críticas, desaparecem.

Reina o caos absoluto nas regras de gestão da pandemia. O site da DGS na rede está em baixo há uma semana, não é possível consultar grande parte da informação sobre a pandemia que estava antes disponível, desde Normas de Orientação Clínica a Relatórios de Situação.

Nos debates entre candidatos às próximas legislativas o fogo que varre o país está ausente.

A mensagem para a população é clara: não se preocupem, façam a vida normal, aceitem infectar-se a vocês e aos vossos filhos sem levantar objecções, é uma infecção banal. Assim se fabrica o consentimento de um povo.

Estamos a assistir ao maior crime contra a saúde dos portugueses alguma vez praticado em democracia, com conivência de Presidente da República, Governo, Autoridades de Saúde, restantes Partidos e Sociedade Civil. Assim como o sarampo e a poliomielite no passado marcaram negativamente a saúde de gerações, vamos ter nas próximas décadas uma elevada carga de doença, resultado da COVID-19.

Na altura em que se conclui que a Esclerose Múltipla resulta, provavelmente, de infecção décadas antes com o vírus de Epstein-Barr, o país fecha os olhos às consequências futuras desta infecção, hipotecando a saúde das gerações mais novas.

Vivemos uma insanidade colectiva e ninguém se atreve a rebentar a bolha. Olhar para o que está a acontecer, ver amigos e familiares a cairem que nem tordos, ser incapaz de fazer as pessoas perceberem o perigo da situação... é absolutamente desesperante.




Sem comentários:

Enviar um comentário