quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O interlúdio do Jardim do Príncipe Real

Em Novembro de 2009 iniciaram-se obras de 'requalificação' do Jardim França Borges, também conhecido como Jardim do Príncipe Real. As obras iniciaram logo da pior forma, com o abate de 49 árvores, a grande maioria das quais saudáveis e viçosas.

Em resposta a este acontecimento, e às circunstâncias que o rodearam, publiquei um texto no blog Árvores de Portugal. O artigo foi lido por um grupo de pessoas que se opunha às obras - e com boa causa - e que me convidou a colaborar. Essa colaboração tem sido um dos meus maiores exercícios de cidadania, tem-me ajudado a compreender a forma como muitas das nossas instituições estão comprometidas no seu funcionamento por falta de financiamento e falta de independência, e tem-me dado a possibilidade de contribuir activamente para tentar melhorar este funcionamento. Este caso tem sido seguido no blog CidadaniaLX (entre outros blogues,  notáveis exemplos de participação cívica da população) e agora também no blog Amigos do Príncipe Real, nome que o grupo de defesa do jardim e do espaço envolvente adoptou.

Chocado com a violação da legalidade nesta obra, e com a passividade das autoridades reguladoras, deixei-me absorver pelo assunto, guiando, por exemplo, uma visita ao jardim no passado Domingo 31 de Janeiro de 2010, com o objectivo de informar a população sobre o que nos opõe às obras em curso. Infelizmente, isso tem significado que não tenho tido tanto tempo quanto desejava para dar atenção nem a este blog, nem ao desenvolvimento do projecto da Loja.

Se tempo é dinheiro, quero poder ganhá-lo numa democracia que funciona e, por um tempo, inverti as minhas prioridades. Mas isso não significa que o projecto esteja parado e darei notícias muito em breve, sobre a escolha feita para o mobiliário, sobre a constituição da empresa há uma semana, sobre a abertura de conta e escolha de banco, entre outros assuntos.

Obrigado por continuarem interessados no projecto!

4 comentários:

  1. "Se tempo é dinheiro, quero poder ganhá-lo numa democracia que funciona e, por um tempo, inverti as minhas prioridades.". É ainda um investimento. Obrigado Rui Pedro Lérias

    ResponderEliminar
  2. Tivessem algumas pessoas com responsabilidades no que já se passou estado presentes na sua "aula" e o Jardim teria hoje uma noite mais tranquila.
    Assim, teremos nós de lhes fazer um "resumo da matéria dada", na esperança de que ainda vão a tempo de aprender alguma coisa.
    Obrigado e um abraço,
    António Branco Almeida

    ResponderEliminar
  3. O Rui Pedro é uma das mais valiosas "aquisições" do grupo "Amigos do Príncipe Real". Apesar dos seus múltiplos afazeres não se tem furtado ao intenso trabalho destes últimos tempos e o grupo muito lhe deve pelas suas maravilhosas ideias e capacidade de as concretizar como foi o caso da visita guiada ao jardim.

    ResponderEliminar
  4. Agradeço a todos os vossos comentários de apoio. Foi uma surpresa agradável. Muito obrigado.

    ResponderEliminar