domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Trama que não me tramou

Eu, a Catarina e o Ricardo, na festa do segundo aniversário da Trama. Penso que a foto é de Sofia Gomes!

Imaginem que são donos de um negócio e vos aparece um maluco a pedir para aprender tudo o que sabem porque gostava de abrir outro negócio ali perto. Mandavam-no passear, não era?!

Pois não foi isso que a Catarina e o Ricardo, da Trama Livraria, fizeram. Do nada, contactei-os em Junho de 2009 a falar no meu projecto para abrir uma Loja de História Natural e a pedir formação. Como nunca tinha trabalhado numa livraria queria ter uma ideia melhor de tudo o que isso implica, desde as horas em pé atrás do balcão, ao atendimento ao cliente, passando pela gigantesca logística da coisa. Em troca, oferecia a minha mão de obra para aprender on the job.

A resposta deles foi super positiva. Ouviram o que eu tinha a dizer e aceitaram, de forma generosíssima, acolher-me. Discutimos um plano de formação, para que eu tocasse nas várias áreas da gestão de uma livraria. A preocupação deles era que eu não fizesse horas demais, que não fizesse mais do que as necessárias para aprender as diferentes tarefas. Não me queriam explorar (!). Acertámos um plano com a duração de um mês, durante Julho de 2009.

Como é que um tipo agradece estas coisas? Tentei ser o mais profissional possível durante a formação, aprender o mais rápido possível enquanto formando e contribuir da melhor forma enquanto voluntário.

Mas estou-lhes muito grato pela oportunidade.

A Catarina e o Ricardo são uma inspiração. Construíram sozinhos, com o seu suor e talento, nos dois anos da Trama uma livraria de referência em Lisboa. São livreiros excelentes. Terão sempre o meu obrigado e colaboração. Para que quando a Trama tiver 10 anos a Loja de História Natural já tenha quase oito.

Por isso, enquanto esperam que a loja abra, visitem a Trama Livraria. Na Rua de São Filipe Neri, Lisboa, rua que vai do Rato para a Artilharia 1. E se lá forem digam-lhes: o Estagiário agradece.

Sem comentários:

Enviar um comentário