sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mais dois desafios de identificação!

Ora vejam lá.
A autora destas fotos encontrou estas 'bolinhas felpudas da Sicília', como lhe chamou, na reserva natural de Vendicari, Sicília. Eram abundantes e cobriam o areal e o início das dunas primárias. "Têm o tamanho e forma aproximadas de batatas médias, e um ar um bocado suspeito (chegámos a temer, ao primeiro encontro, que fosse bosta seca de cavalo)." Sugestões?!



Esta planta foi observada em Maio e em Novembro de 2010 nas portas da muralha de Évora. À primeira vista lembra-me aveleira, mas aveleira em Évora parece-me rebuscado! Serão rebentos de alguma árvore no outro lado da muralha? Sugestões?!


Obrigado pela participação!

6 comentários:

  1. A primeira é egagropili, formado a partir da Posidonia oceanica.

    Ver em
    http://it.wikipedia.org/wiki/Egagropili
    http://en.wikipedia.org/wiki/Posidonia_oceanica
    http://themagnifyingglass.typepad.com/weblog/2010/05/all-natural-beach-balls.html

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela ajuda preciosa, Miranda!

    Não me tinha ocorrido que fosse uma planta!

    Muito obrigado pela participação e ajuda.

    ResponderEliminar
  3. O termo português para estas formações é egagrópilas. São fragmentos de caules e restos de folhas de Posidonia oceanica.
    Na colecção de Produtos Vegetais e no Herbário do Jardim Botânico (MNHN - UL), existem exemplares bem conservados. Já foram publicados em exposição e catálogo em 1999 - Objectos Naturais, metamorfoses da raíz, caule e folhas.

    ResponderEliminar
  4. A planta de Évora, se tiver folhas ásperas de ca. de 20 a 40 cm de comprimento e caules agressivamente hirsutos, poderá ser um Wigandia urens. Há exemplares no Jardim Botânico (MNHN - UL) onde se podem encontrar na "Classe" dois exemplares. Esta espécie produz umas vistosas flores azuis cuja fotografia se publicou no Blogg amigosdobotanico, na rubrica "Em Floração".

    ResponderEliminar
  5. Fantástico! Obrigada a todos. E fiquei deliciada por saber que a planta produz um fruto a que chamam 'olive di mare'.
    Tive de fazer um grande esforço para não roubar uma bola destas, quando regressei da praia...
    Curiosamente, tenho esse catálogo "Objectos Naturais, metamorfoses da raíz, caule e folhas", mas a imagem das egagrópilas não mostra estas bolas - mostra fragmentos de caules e restos de folhas. Daí que não tenha associado.
    O que me lembra que tenho de ver se encontro um outro catálogo destes para tirar teimas: no meu exemplar, apenas alguns dos objectos catalogados têm imagem. A maior parte das páginas tem apenas a ficha e eventualmente um texto descritivo, e um imenso espaço em branco. Sempre suspeitei de que fosse um exemplar defeituoso (comprei em segunda mão, portanto não pude pedir contas a ninguém).
    Pedro, por acaso têm este catálogo na loja?
    Obrigada a todos, mais uma vez.

    ResponderEliminar
  6. Cara Alexandra Escudeiro, muito obrigado pela preciosa ajuda!

    Ana, não temos esse catálogo, talvez a Alexandra Escudeiro saiba informar se ainda existem cópias para venda? E obrigado a si por mais um fantástico desafio!

    ResponderEliminar