segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Encontro Humanista e Ateísta de Dezembro: Cerimónias Fúnebres

O Encontro Humanista deste mês irá decorrer já na próxima Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010, a partir das 20.00 na Loja de História natural. Este será o último de 3 encontros dedicados ao tema das cerimónias humanistas. Já abordámos as Cerimónias de Boas Vindas e as Cerimónias de União. Este último encontro foi vivido de forma intensa pelos participantes, com muita discussão livre, muita dinâmica de grupo, muitos desafios de preconceitos. Pessoalmente, gostei muito.

Desta vez iremos falar em Cerimónias Fúnebres. Trata-se, talvez, da cerimónia em que os humanistas mais sentem falta de uma verdadeira alternativa à cerimónia religiosa. Porque não se ser religioso e não se querer um Padre  a fazer uma Missa de Corpo Presente  (ou outra cerimónia religiosa correspondente) não significa que não se valorize, e muito, os momentos que antecedem as últimas despedidas a alguém que deixa um vazio nas nossas vidas. Será talvez a cerimónia em que mais se tem a ganhar com o início do processo de luto feito de uma forma humana e personalizada.

Para complementar a discussão destas questões teremos a participação das celebrantes da empresa Arena do Tempo que se dedica à realização destas cerimónias.

E temos também um desafio, para quem queira. Pedimos aos participantes, se estiverem interessados, que partilhem um trecho literário, um poema, uma música que gostariam fosse lido ou tocada no seu funeral. Para quem queira, claro!

Obrigado e até Quarta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário