quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Duas Visitas Guiadas: A Loja de História Natural e as Jornadas Europeias do Património 2011

"As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. (...) O tema de 2011 é “PATRIMÓNIO e PAISAGEM URBANA”, pretendendo-se sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo."

As árvores são um elemento da paisagem urbana que ajudam a definir a identidade de uma cidade como Lisboa! Para ajudar a dar a conhecer as árvores de Lisboa, a Loja de História Natural vai oferecer duas visitas guiadas, incluídas no programa oficial das Jornadas.

1. Visita Guiada “Palmeiras do Jardim Botânico de Lisboa: um Património em Risco” - 24 de Setembro de 2011 - 15h00

2. Visita Guiada “Uma visita às árvores de Lisboa” -  25 de Setembro de 2011 - 15h00



1. Visita Guiada “Palmeiras do Jardim Botânico de Lisboa: um Património em Risco” - 24 de Setembro de 2011 - 15h00

As palmeiras fazem parte da paisagem urbana de Lisboa, dão-lhe um cunho tropical. Venha conhecer a diversidade de palmeiras do Jardim Botânico de Lisboa, com mais de 20 espécies, oriundas das Américas à China, passando por África e Oceânia.

Esta diversidade de palmeiras está ameaçada por uma nova praga. Trata-se do besouro Rhynchophorus ferrugineus, de origem tropical asiática, mas que tem vindo a invadir o Sul da Europa e que já chegou a Lisboa. Uma razão acrescida para se conhecer o património de palmeiras de Lisboa, ainda no seu esplendor (pré-Rhynchophorus).


2. Visita Guiada “Uma visita às árvores de Lisboa” -  25 de Setembro de 2011 - 15h00

Foto de Miguel Rodrigues da Associação Árvores de Portugal que promoveu este passeio em Julho passado e que agora vamos repetir. Ver o registo aqui.
Um passeio à sombra de grandes árvores. O percurso começará no Jardim do Campo dos Mártires da Pátria e seguirá até ao Jardim do Príncipe Real, passando pelo Jardim do Torel, pela Avenida da Liberdade e pela Praça da Alegria. Estes espaços incluem um grande número de árvores monumentais e classificadas, algumas desde a década de 1940. Esta é uma oportunidade de ficar a conhecer melhor estas amigas por quem tantas pessoas passam todos os dias.


As visitas serão guiadas por Rui Pedro Lérias e são gratuitas, mediante inscrição prévia e limitadas a 30 participantes. A entrada no Jardim Botânico de Lisboa (1,5€ mas gratuita para sócios da Liga dos Amigos do Jardim Botânico) é da responsabilidade de cada participante.

Informações e Inscrições: 210998725 ou lojadehistorianatural(a)gmail.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário