quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Loja na revista Pública

Clicar na imagem para a ampliar!
A Loja foi alvo de um Zoom na revista Pública do jornal Público de 18 de Setembro de 2011. Muito obrigado ao Público e à jornalista Helena Geraldes pelo belo texto!

Os segredos do mundo natural tornaram-se mais fáceis de desvendar. Guias de identificação de aves e flores silvestres, mapas com relevo, lupas, chamarizes para mais de 30 espécies de aves, réplicas de fósseis e abrigos para ouriços-cacheiros e morcegos enchem as estantes da Loja de História Natural, em Lisboa.
Ilustrações científicas e réplicas de escaravelhos, peixes e plantas decoram as paredes, forradas de prateleiras com cerca de dois mil títulos sobre fauna, flora, geografia e astronomia.
Entre o coaxar de uma rã e o trinado de uma ave, reunidos num CD sobre paisagens ibéricas, Pedro Lérias, o responsável pela loja inaugurada a 22 de Maio de 2010, explica que quer “facilitar a aproximação das pessoas ao mundo natural”. Com fornecedores de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, África do Sul, Estados Unidos e Japão, a ideia é ter um pouco de tudo, para todos.
Os artigos mais procurados são os guias de identificação e as cartas militares; quem mais os procura são jovens com paixão pela Biologia, reformados e fotógrafos amadores de natureza. Mas na loja também entram advogados, economistas e famílias com crianças, em carrinhos ou pela mão. Para estas, há um cantinho com animais de peluche, brinquedos e jogos, livros e instrumentos para sair de casa e explorar os bocadinhos de vida que encontram no campo.
Aquilo que Pedro Lérias mais gostava de ter na sua loja era... “espaço. Gostava, por exemplo, de ter réplicas montadas de esqueletos de animais”. É cada vez mais difícil conter uma verdadeira “explosão” de biodiversidade no centro de Lisboa.  por Helena Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário