sábado, 3 de setembro de 2011

Em defesa dos cães

Chegou à loja o recente livro In defence of dogs - why dogs need our understanding da autoria de John Bradshaw. O autor é biólogo e dedica a sua investigação ao estudo de cães e dos seus donos há mais de 25 anos.

Neste livro o autor tenta clarificar alguns mitos sobre os cães que no mundo moderno têm levado a um crescente conflito entre donos e animais e causado muito sofrimento - desnecessário - aos cães. Numa altura em que alguns treinadores de cães ganham proeminência pública, John Bradshaw explica e fundamenta porque é errado pensar em cães como lobos com cara simpática e tentar treinar cães com técnicas de dominação, sempre com a premissa que os cães nos vêem como parte da matilha e que estão sempre a tentar conseguir o controlo.

Estas premissas levam a presenciar uma crescente agressividade de donos para com os seus cães, donos obcecados com o não deixar o cão andar à sua frente, ou colocarem as patas em cima do seu colo, não vão eles achar que sãos os 'alfas' da matilha. No livro é explicado que os cães são muito diferente dos lobos e que mesmo a imagem tradicional de uma alcateia de lobos dominada de forma despótica por um macho e fêmeas alfa não é a correcta, pois foi baseada em estudos em alcateias artificiais em cativeiro onde os laços familiares não são o cimento da estrutura social (mas sim a competição entre estranhos).

O livro faz uma excelente reconstituição da história evolutiva dos cães e sua ligação às actividades humanas, desde tempos pré-históricos até ao presente. Explica como cães correctamente socializados tanto com pessoas como com outros cães sabem perfeitamente quem é cão e quem é humano e têm comportamentos adaptados a cada uma destas categorias. No livro, o autor explica quais as motivações para o comportamento dos cães e ajuda a desmistificar enquanto mitos supostos sentimentos complexos do cão, como culpa.

O cão é menos do que aquilo que muitos pensam, apesar da suas expressões muito emotivas, mas também é mais, sendo capaz de afecto genuíno pelos seus donos.

Acima de tudo, este livro tenta mostrar como a relação entre humanos e cães é uma relação especial que pode trazer muito partilha e prazer a ambas as partes, se nós aprendermos a conhecer melhor a realidade sobre estes animais.

Este livro mostra porque a prática cada vez mais frequente de treinar cães mediante punições e tentativas de dominação não se adequa à natureza do cão. Este tipo de treino resulta num crescente número de distúrbios comportamentais de cães e abates desnecessários.

Como aprendi muito recentemente, a relação entre uma pessoa e um cão é algo especial, um elo evolutivo que deverá ser acarinhado e compreendido. Na minha relação com o Bicho, o meu cão, tenho tido algumas frustrações mas acima de tudo tenho partilhado muitos momentos de alegria e afectividade. Se virmos os nossos animais como lobos a tentar competir connosco perdemos toda esta capacidade de desfrute mútuo.

O Bicho, o meu cão.
Confrontado como tenho sido na minha aprendizagem sobre cães com a ideia que o treino de cães se baseia em dominação e frequentemente com punições foi com um grande suspiro de alívio que li este livro, em que o cão é explicado de forma real, sem mitos ou ilusões, mas em que o amor aos cãos é transmitido de forma serena.

É altura de desafiarmos a percepção de muitas pessoas e treinadores de que os cães têm de ser dominados e voltarmos a dar-mo-nos, com regras e limites claro, com estes maravilhosos animais que saíram do mundo selvagem e entraram nas nossas comunidades e casas. Recomendo a leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário