segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"Árvores do Parque Nacional da Peneda-Gerês" - novo livro FAPAS já disponível na Loja



Árvores do Parque Nacional da Peneda-Gerês de Miguel Dantas da Gama é o novo livro editado pelo FAPAS - Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens e já está disponível na Loja de História Natural. Não se trata de um livro de campo. É, antes de mais, uma declaração de amor do autor à paisagem que descreve e fotografa. Lê-lo é sentir as estações, o som das botas na terra molhada, o ar críspido da manhã. É imergirmo-nos em vales recônditos e cabeços inóspitos. Um prazer.

"No ano do 40º aniversário do Parque Nacional da Peneda-Gerês, também o Ano Internacional das Florestas, o FAPAS acaba de editar o livro ÁRVORES DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS, da autoria de Miguel Dantas da Gama.

Idealizado para ser mais do que um guia sobre as árvores autóctones do único parque nacional português (inclui anotações históricas, dados de distribuição, fichas técnicas e de identificação), são nesta obra retratados os exemplares que, pela sua idade, porte e maior raridade, se encontram entre os mais representativos da vegetação arbórea desta área protegida. A descrição das mais de 30 espécies nativas é antecedida por uma introdução sobre bosques naturais em que elas ocorrem, nomeadamente os carvalhais. 

ÁRVORES DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS é também um contributo para a preservação da vida selvagem deste espaço natural, na medida em que valoriza verdadeiros ícones vivos do seu património, alertando por outro lado, para os efeitos dos fogos sobre exemplares tão valiosos como são alguns teixos e azevinhos."

Já vendemos duas cópias quentinhas do forno, o lvro chegou no final da semana passada. Venha ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário