sábado, 3 de outubro de 2015

E se a CDU e o BE se coligassem?

Que influência teria nos resultados uma eventual coligação do PCP-PEV (CDU) com o BE?

Imaginemos que, em resposta à coligação PSD+CDS, e percebendo que perdiam peso relativo, alguns partidos da Esquerda decidiam também eles coligar-se. Qual seria o impacto nos resultados?

Para simular esta possibilidade, mais uma vez recorri aos resultados de 2009 e somei as percentagens de voto por círculo eleitoral das duas forças, CDU e BE, e redistribuí os mandatos pelas várias forças de acordo com as novas percentagens. Os resultados são os que se vê na tabela seguinte (a encarnado quando há a perda de mandatos, a azul quando há ganho):


Se se apresentassem em coligação às Legislativas de 2015, e usando os resultados de 2009 já modelados para a existência de uma coligação PSD+CDS (ver post anterior), a coligação CDU+BE conquistaria 37 mandatos, mais seis do que a soma das partes quando concorrem separados. A sinergia entre esta duas forças seria, assim, um ganho de mais seis mandatos, bastante significativo quando pensamos que isto é sem alterar qualquer votação nas diferentes candidaturas.

Estes seis novos mandatos penalizariam tanto o PS como o PSD. Anulavam os ganhos da coligação PSD+CDS (de 3 mandatos), mas retiravam mais três mandatos ao PS que passava de 97 mandatos sem coligações para 91 mandatos se se apresentassem as duas coligações supra. A coligação PSD-CDS perdia um deputado em Aveiro, Coimbra e Faro e o PS perdia um deputado no Porto, Setúbal e Viana do Castelo.


Sem Coligações Com Coligação PSD+CDS Com Coligação PSD+CDS e CDU+BE
PS 97 94 (-3) 91 (-6)
PSD + CDS 102 105 (+3) 102
CDU + BE 31 31 37 (+6)

Claro que não tenho em consideração qualquer dinâmica de resposta do eleitorado a esta coligação, difícil de prever, e que tanto poderia potenciar ou contrabalançar este reforço da coligação CDU+BE. No entanto, esta seria a resposta evolutiva que a Esquerda poderia apresentar para anular o aumento do número de mandatos conseguidos por uma coligação PSD+CDS.

Porque não o fez? Será que este cenário alguma vez se irá materializar? Fica a simulação.

Sem comentários:

Enviar um comentário