Imagem Europa Press retirada daqui. |
1. o quebra-ossos Gypaetus barbatus;
2. o lince-ibérico Lynx pardinus;
3. o urso-pardo Ursus arctos;
4. o galo-montês ou tetraz Tetrao urogallus;
5. a foca-monge-mediterrânica ou lobo-marinho Monachus monachus;
6. a águia-imperial-ibérica Aquila adalberti;
7. o lagarto-gigante de El Hierro Gallotia Simony;
8. a tartaruga-mediterrânica Testudo hermanni;
Destas 8 espécies, 3 existem em Portugal:
o lince-ibérico, a foca-monge mediterrânica e a águia-imperial-ibérica.
O quebra-osso, o urso-pardo e o galo-montês existiram num passado recente mas encontram-se extirpadas em Portugal. O lagarto-gigante de El Hierro é endémico das Ilhas Canárias e a tartaruga-mediterrânica apenas se encontra na parte oriental de Espanha.
Das três espécies que existem em Portugal, a LPN-Liga para a Protecção da Natureza trabalha activamente na conservação do lince-ibérico, com o seu Programa Lince, e da águia-imperial-ibérica, através do Life Imperial.
O Parque Natural da Madeira encontra-se neste momento a desenvolver o projecto Life Madeira Lobo-Marinho com o objectivo de melhorar o estatuto de conservação deste mamífero marinho profundamente ameaçado.
O FAPAS-Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens tem, ao longo dos anos, investido no conhecimento do Parque Nacional da Peneda e Gerês , editando publicações sobre a sua fauna e flora. Miguel Dantas da Gama explora a possibilidade do regresso do galo-montês na publicação O Galo-Montês. Será também na Peneda-Gerês que o urso-pardo poderá fazer o seu regresso a Portugal
Podem ler todo o artigo do Publico.es aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário