quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Workshop de Anilhagem de Aves - Mata Nacional de Valverde, 3 de Setembro de 2017

A divulgação do evento na página do ICNF explica que:

«A anilhagem é um dos meios utilizados para o estudo e conservação de aves e neste workshop os participantes irão aprender a distinguir as diferentes espécies capturadas e suas características: sexo, idade, condição física e estatuto reprodutor. E acompanhar todo o processo de anilhagem de aves, desde a captura, colocação de anilha e respetivos registos, assim como a consequente devolução das aves ao meio natural.»


Paulo e Vitor Encarnação (à esq.). Foto de Natália da Barca.
Esta actividade irá ser acompanhada pelos técnicos do ICNF Paulo e Vitor Encarnação, na imagem à esquerda a segurar um chapim-real e uma pega-azul.

Tive a oportunidade de usufruir da grande capacidade de comunicação e de ensino de Paulo e Vitor Encarnação na visita que efectuei à Mata de Valverde numa anterior iniciativa, para além de ficar deslumbrado com a observação de belas aves de inúmeras espécies diferentes a grande proximidade.

A actividade é gratuita mas de inscrição obrigatória. Os workshops de anilhagem têm muita procura. Se estiverem interessados recomendo que se inscrevam rapidamente. Os formadores, o local e o início da época de migração prometem um dia inesquecível para os amantes das aves.

Toda a informação aqui.


Sobre a Mata Nacional de Valverde:
«A Mata Nacional de Valverde (MNV) tem 952 hectares e está arborizada numa superfície de 876 hectares, tendo como espécie principal o pinheiro-manso (que ocupa 68% da área da Mata), seguido do sobreiro (ocupando cerca de 12% da área) e do pinheiro-bravo e folhosas diversas.»
Mais informação sobre a Mata Nacional de Valverde aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário