segunda-feira, 19 de março de 2018

Área ardida nos incêndios de 15 de Outubro de 2017 colocaria este dia no quarto lugar dos anos com maior área ardida


Os fogos com data de primeiro alerta de 15 de Outubro de 2017 consumiram uma área de território maior do que a que arde na maior parte dos anos civis completos para os quais há registo, excepto três. Ou seja, a área ardida pelos incêndios começados em um só dia foi tão extensa que colocaria esse dia no quarto lugar dos anos com mais área ardida, algo absolutamente extra-ordinário (ver tabela acima).

A pergunta é, como é que se combatem incêndios num dia como o 15 de Outubro de 2017? Veja-se no gráfico de cima a variabilidade da área diária ardida entre 1 de Junho e 31 de Outubro de 2003 (a azul) e 2017 (a encarnado) - os dois anos campeões em área total ardida - por data de primeiro alerta dos incêndios. Note-se a diferença de escala da área ardida no dia 15 de Outubro de 2017 (pico encarnado da direita), quase cinco vezes maior do que o incêndio de Pedrogão em Junho de 2017, o pico encarnado da esquerda, e como estes dois picos de área ardida em 2017 aconteceram totalmente desfasados do período de maior área ardida em 2003 (mês de Agosto), o segundo ano em que mais área ardeu (picos a azul).

Não existem meios de combate que consigam fazer frente a incêndios desta dimensão. A aposta tem de passar cada vez mais por medidas de prevenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário