quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Ligações sobre o Mundo Natural e Conservação da Natureza #4 de 27/12/2018

http://agemt.org/contraponto/2018/06/10/30-anos-depois-o-legado-do-heroi-dos-povos-da-floresta/
Chico Mendes foi assassinado há 30 anos. Foto daqui.

30 anos depois do assassinato de Chico Mendes
Chico Mendes, ambientalista, foi assassinado a 22 de Dezembro de 1988. Pode ler uma biografia resumida
sobre a sua vida aqui.

30 anos sem Chico Mendes Fundação Banco do Brasil

Biodiversidade







Habitats e Espécies

Scotland considers continental wildcats to save native species from extinction. Releasing ‘pure’ animals could counter interbreeding with domestic cats, experts say The Guardian (24/12/18) - Os gatos domésticos são um enorme problema de conservação... Aqui fala-se da extinção de uma população de gato-bravo devido à diluição do seu genoma na população de gatos domésticos.


After Bloodbath, The National Zoo’s Naked Mole-Rats Finally Choose Their Queen DCist (17/12/18) - A vida social das toupeiras-do-deserto é fascinante ... e violenta.

Endangered northern bettongs aren’t picky truffle eaters ScienceNews (14/12/18) - Um marsupial ameaçado e o impacto no seu habitat.

Sexta Extinção

Recolha mecânica de azeitonas mata milhões de pássaros na Andaluzia. E no Alentejo? Aves são sugadas pelas máquinas na recolha durante a noite e depois são vendidas nos restaurantes. Público (22/12/18) - História de horror conservacionista... olival intensivo e super intensivo necessita de regras de implantação e exploração rapidamente...




We’re losing monarchs fast—here’s why National Geographic (21/12/18)

Las poblaciones de reno en el Ártico se desmoronan Público.es (23/12/18) - O número de renas em acentuada trajectória descendente...

Espécies Invasoras

Acácias errantes, acácias infestantes: notas sobre a ascensão e queda de uma utopia florida Lucanus (--/11/18) - A história da introdução das acácias em Portugal; a carreira de muitas plantas invasoras começa com a melhor das intenções...

Florestas
Deixem arder, por favor Corta-Fitas (22/12/18) - Um pedido a quem de direito - ICNF? Ver notícia abaixo - sobre a utilidade dos fogos de Inverno para a redução dos riscos de incêndios de Verão.







Brazil’s Amazon forest is in the crosshairs, as defenders step up National Geographic (21/12/18) - "Thirty years after ranchers assassinated rain forest protector Chico Mendes, a scramble is on for environmental strategies that can survive a right-wing presidency."


Why eating less meat is the best thing you can do for the planet in 2019 The Guardian (21/12/18) - A produção de carne é um pau de dois bicos. É uma das principais causas para a desflorestação tropical, na floresta amazónica, por exemplo, mas também pode ser uma importante força motriz para a preservação das florestas quando a produção é em modo extensivo e com regras agro-ambientais bem definidas. É importante diminuir o consumo, mas nem toda a carne tem o mesmo impacto, há carne com impacto negativo e carne com impacto positivo. Altura de a carne à venda ter uma classificação de impacto ambiental?

Oceanos




Jellyfish are not an ecological dead end The Anthropocene Magazine (19/12/18)



Clima e Alterações Climáticas

Deadly weather: the human cost of 2018's climate disasters – visual guide. Scientists say extreme weather events are getting worse as emissions rise and the planet warms The Guardian (21/12/18) - As 5000 mortes contabilizadas globalmente para o ano de 2018 devido às alterações climáticas parecem-me insuficientes. Só em Portugal morrem centenas de pessoas acima do esperado para a época durante ondas de calor como a de início de Agosto de 2018 em que se bateram inúmeros recordes de temperatura. Estas ondas de calor são agravadas pelas alterações climáticas.





Half a degree stole the climate spotlight in 2018 ScienceNews (17/12/18) - A diferença entre o impacto estimado de um aquecimento de 1,5ºC ou de 2ºC (meta do Acordo de Paris).

In 1993 my agency warned of climate change. In 1995 it was abolished The Guardian (27/12/18) - A guerra à ciência, quando não se gosta dos factos ...

Sem comentários:

Enviar um comentário