quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Ligações sobre o Mundo Natural e Conservação da Natureza #5 de 10/1/2019


Feliz Ano de 2019 para todos. Cabe a nós ajudar a fazer a diferença!
 
Oxalis purpurea por Ana Júlia Pereira, uma das plantas em floração nesta época do ano. Podem ver as plantas em floração em qualquer momento aqui.



Biodiversidade






Habitats e Espécies

Montijo: ministro responde a deputados que regras ambientais serão cumpridas Wilder (10/1/19) - Toda uma triste odisseia à portuguesa...


Assembleia da República discute proibição de medicamento veterinário fatal para abutres e águias LPN (sem data...) - Um comunicado de Imprensa sem data mas enfim, o tema é importante e no final estão ligações a outras fontes de informação (ver também próxima ligação).





Sexta Extinção

'Voice of the forest': George the snail, last of his kind, dies at age 14. Climate change and invasive predators have taken a heavy toll on native animals and insects in the Hawaiian Islands The Guardian (8/1/19) - Mais uma extinção no Arquipelago do Havai que já perdeu muitas espécies. As ilhas são mais susceptíveis à perda de biodiversidade.

E se, durante um mês, fosses vegetariano? Público (3/1/19) - Comer mais abaixo na cadeia alimentar é uma das formas de diminuir a quantidade de terra que é necessária para nos alimentar. A perda de habitat é uma das principais causas de extinção de expécies e, por isso, quanto menos área nós precisarmos mais sobra para outros usos, como para a conservação da natureza.

Dog food made from insects to go on sale in UK for first time. Globally pets consume 20% of meat and fish, a figure insect pet food could help to reduce The Guardian (10/1/19) - Raramente nós donos de animais domésticos (tenho dois cães) estamos preparados para discutir o impacto ecológico dos nossos animais de estimação (para além do impacto na vida de outros animais, como os que lhes servem de alimento). Reduzir o número de animais de estimação é essencial para evitar a extinção de muitas espécies... Uma verdade difícil de interiorizar para quem, como eu, tem cães/gatos.

Aliança nacional de peritos vai avaliar risco de extinção dos peixes portugueses Wilder (9/1/19) - O resultado não será nada risonho...

The ecological disaster that is Trump’s border wall: a visual guide. The wall could cut off a Texas wildlife refuge and the habitat of big, beautiful cats. Vox (29/10/17) - Artigo já com mais de um ano mas muito actual. A fragmentação de habitats tem um impacto muito negativo na viabilidade de populações de animais ou outros seres vivos que precisam de um tamanho mínimo para sobreviverem a longo prazo (população mínima viável).

Comércio Ilegal de Espécies



Espécies Invasoras



Florestas


Apesar do frio, o distrito de Vila Real tem registado vários fogos. Um dos concelhos mais afectado tem sido Montalegre, contabilizando uma média diária de cinco incêndios Público (9/1/19) - Acompanhem os incêndios mas não corram a apagar se não for uma ameaça a pessoas e bens. Se o Estado quer aumentar a área de fogo controlado porque se apagam todos os incêndios de forma indiscriminada nesta altura do ano? Sobre fogo controlado, ver ligações abaixo.

1/4 do caminho, 2/3 da altura Montis (3/1/19) - sobre a velocidade da regeneração natural depois de fogos controlados no Baldio de Carvalhais, São Pedro do Sul.
A queima vai ser nesta segunda feira, dia 7, às nove da manhã Montis (4/1/19) - Anúncio de fogo controlado que decorreu esta semana.
O importante é o que conseguirmos fazer nos intervalos Montis (8/1/19) - Balanço de três anos de fogos controlados no Baldio de Carvalhais, São Pedro do Sul. Os fogos controlados criam oportunidades de gestão que permitem favorecer os carvalhais.

Oceanos



O que faz uma bióloga num barco de pesca? Wilder (8/1/19) - Primeiro artigo de João Gaspar na Wilder. Bem vindo!

Os novos e os velhos substitutos do plástico descartável Expresso (6/1/19) - A substituição do plástico tem que passar pela redução do consumo dos seus usos. Não existe terra suficiente para se produzir substitutos ao plástico aos níveis actuais de consumo.





Clima e Alterações Climáticas



Not all environmentalists eat tofu: the hunters fighting climate change. Progressives should think twice about who their allies are. Conservatives, especially those who hunt, can be alarmed about climate change too The Guardian (9/1/19) - Um dos conflitos intrínsecos na conservação da natureza é o conflito entre os direitos individuais dos animais e a conservação das espécies... Os caçadores são muitas vezes promotores muito importantes na conservação da natureza e a sua acção pode ajudar a salvar mais animais do que os que são caçados. Mas é difícil para quem valoriza os direitos dos animais fazer as pazes com isto (eu incluído).

Sem comentários:

Enviar um comentário