quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

i - quê?! Ah! ou Como Iniciar uma Colónia Sozinho

Um dia haverá o tempo AI e DI, Antes do Ikea e Depois do Ikea: pequeno escritório montado por menos de 80€ (excepto cadeiras e computador). Há 10 anos quanto custaria?!




Neste momento sinto-me como se deve sentir uma rainha-abelhão quando sai de hibernação e inicia uma nova colónia. Os abelhãos são, em geral, abelhas coloniais, ou seja, vivem em comunidades de vários indivíduos, do mesmo modo que a abelha-melífera. Mas enquanto a colónia da abelha do mel é perpétua e sobrevive ao Inverno, no caso dos abelhões sociais apenas a mestra ou rainha o faz, hibernando no solo ou num buraco de uma árvore.


Foto do abelhão Bombus terrestris. Os abelhões são inofensivos e raramente ferram alguém.

Isto significa que na Primavera a abelhão-mestra tem de iniciar uma nova colónia sozinha e fazer de tudo um pouco, alimentado-se no exterior, contruindo favos de criação onde põe ovos e alimentando as suas primeiras filhas sozinha. As primeiras obreiras atinjem a fase adulta ao fim de cinco semanas e substituem a mestra em todas estas tarefas excepto pôr ovos. A colónia começa a crescer rapidamente. Neste momento, sinto-me com um abelhão-mestra a fazer de tudo um pouco para estabelecer uma empresa de sucesso.


Um abelhão Bombus hypnorum no capítulo de um girassol. Foto de Malene Thyssen.

No final do Verão a história torna-se um pouco mais macabra, acabando em regicídio e anarquia na colónia que acaba por se desagregar. Apenas as novas mestras sobreviverão para iniciar novas colónias no ano seguinte. Este Outono está a ser pouco frio e na primeira semana de Dezembro ainda se viam novas mestras de abelhão a alimentarem-se no exterior, a aguardar a descida da temperatura para hibernarem.

Só espero que, ao contrário de muitas árvores que interpretaram as temperaturas anormalmente amenas deste Outono como o final do Inverno e lançaram novos rebentos e flores, estas novas mestras não tenham iniciado já posturas de ovos, convencidas que a Primavera está à porta. Se o fizeram condenaram as suas primeiras filhas - os primeiros ovos são fertilizados e todos fêmea - a uma morte certa por falta de alimento.

Sou fascinado pela vida destes insectos sociais. Espero que esta minha nova colónia, apesar de se inciar ainda no Outono, venha a singrar, e a durar mais do que um Verão!

1 comentário:

  1. Que venha a durar muitos Verões e sempre com a energia rejuvenescida das novas mestras que eternamente se seguirão ao abelhão-metra! Força!

    Apesar do frio, acabo de desibernar! Foi bom encontrar-te aqui. Agora passo a acompanhar!)

    ResponderEliminar