quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alguns livros sobre aves acabados de chegar

Advanced Bird ID Guide
A Field Guide to the Birds of Brazil

A Photographic Guide to the Birds of Southern Brazil

Birds of Western Africa


Raptors of the World

 Waders of Europe, Asia and North America

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um livro que é uma obra de arte


Este pequeno livro ilustrado de Sara Simões é uma beleza. De edição artesanal e limitada, o livro representa uma caminhada numa floresta de carvalhos, azinheiras e sobreiros. Um pérola.

O blog Lisboa SOS...

... ajudou a divulgar a apresentação do livro "Do Tempo e da Paisagem" no próximo Sábado, 26 de Fevereiro de 2011, pelas 18 horas. E nós agradecemos e retribuímos, claro! Visitem este blog que muito ajuda a divulgar o que se passa em Lisboa aqui.

PS - Apresentação entretanto também divulgada na Ecosfera, como também já tinha sido no blog Ambio.

Já cá está o "Guia do Parque Florestal de Monsanto"

 Já está à venda na Loja o Guia do Parque Florestal de Monsanto.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sobre o livro "Do Tempo e da Paisagem"


Crónica no Público de Miguel Esteves Cardoso sobre o livro "Do Tempo e da Paisagem" que irá ser apresentado na Loja no próximo Sábado, 26 de Fevereiro de 2011.

Apresentação do livro "Do Tempo e da Paisagem"

A Loja de História Natural e o autor Henrique Pereira dos Santos têm o prazer de vos convidar para a apresentação do livro "DO TEMPO E DA PAISAGEM - MANUAL PARA A LEITURA DE PAISAGENS" que terá lugar Sábado, 26 de Fevereiro de 2011, pelas 18 horas, na Loja de História Natural (R. do Monte Olivete, 40 - Lisboa).

"Podemos fazer críticas de música, de filmes, de pintura, de livros…, mas também podemos escrever, porque não? uma crítica de paisagens. A paisagem de Portugal é rica e variada, cada região do País está marcada de características que lhe são particulares: ora nos deparamos com um planalto, ora com montes e serras, dotados de um clima tipicamente mediterrânico e com uma linha de costa de cerca de 800 quilómetros, em que o solo fértil é escasso, só se tornando mais fértil nos fundos dos vales. «A secura estival deste clima deixa marcas profundas sobre a paisagem, condicionando inegavelmente a sua evolução». Ao longo dos tempos, gerações e gerações lutaram contra um solo improdutivo. Um dos flagelos provocadores de alterações da paisagem e destruidores de matos, florestas e, infelizmente, vidas é o fogo. Todos os anos, mal surge um dia mais quente, as notícias dão conta de mais áreas florestais que arderam. Contudo, este inimigo não está só. Acompanham-no o vento e as águas superficiais. Estes três agentes são os responsáveis pela alteração dos contornos da paisagem ao longo dos tempos. E é deste e de outros assuntos que trata este livro: Da Paisagem e do Tempo é «um relato de experiências pessoais com a paisagem e com o tempo como pano de fundo».

Henrique Pereira dos Santos é Arquitecto Paisagista, com uma carreira profissional essencialmente ligada ao ordenamento e gestão em áreas de conservação da natureza e foi dirigente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente. É actualmente consultor independente na área da gestão da biodiversidade. 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Los Bosques Ibéricos - Una interpretación geobotánica

O livro Los Bosques Ibéricos - Una interpretación geobotánica é um verdadeiro livro de história natural. Fala nas espécies que compõem a enorme diversidade de bosques da nossa península, da sua história biogeográfica, explicando factos tão díspares como a ausência de tílias em Portugal, ou as causas para a abundância de sobreiro Quercus suber em Portugal. Apesar de escrito em Espanha, inclui muita informação sobre a realidade do nosso território, descrevendo bosques como a Mata do Solitário ou a Mata da Margaraça. num castelhano de fácil leitura. Um prazer.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Também já cá está!

Já chegou, também, o Wild Flowers of Britain and Europe da Black's Nature Guides. E muito obrigado pela espera!

Não, não temos o guia de aves da Assírio, mas...


...temos a segunda edição em Inglês do original da Collins. Não, não é a segunda edição do Aves de Portugal, também apresentado aqui na loja em Novembro de 2010 (obrigado pelas fotos, A&A!).

Passo a explicar, para quem é novo nisto. Em 1999 a Collins editou a primeira edição deste guia de aves (ver capa ao lado) com uma coruja-das-torres na capa. Em 2003, o livro foi publicado pela Assírio & Alvim, em parceria com a SPEA (ver este artigo sobre o livro no blog Bloggerbirds) com uma ilustração de um bufo-real Bubo bubo na capa azul (ver foto).

O livro tornou-se num sucesso imediato e esgotou rapidamente. E continua a ser o livro esgotado mais solicitado à Assírio & Alvim. Também aqui na loja tenho vários pedidos do 'guia de aves de capa azul com o mocho na capa'. Já procurei por alfarrabistas, mas nada.


Entretanto, como estava a ser preparada a segunda edição do livro da Collins (aquela que agora temos na loja), não foi possível até agora fazer nova edição da versão em português da A&A. Digo até agora porque parece haver - finalmente! - fumo branco para avançar com uma nova edição em português.

Mas enquanto esperam, passem por cá e vejam o original! (Confusos com qual é que afinal temos à venda neste momento? É o da capa maior, logo no início.)

Eis aqui o que a editora tem a dizer sobre esta segunda edição:

"With expanded text and additional colour illustrations, the second edition of the hugely successful COLLINS BIRD GUIDE is a must for every birdwatcher. 
The book provides all the information needed to identify any species at any time of the year, covering size, habitat, range, identification and voice. Accompanying every species entry is a distribution map and illustrations showing the species in all the major plumages (male, female, immature, in flight, at rest, feeding: whatever is important).
In addition, each group of birds includes an introduction which covers the major problems involved in identifying or observing them: how to organise a sea watching trip, how to separate birds of prey in flight, which duck hybrids can be confused with which main species. These and many other common birdwatching questions are answered.
The combination of definitive text, up-to-date distribution maps and superb illustrations, all in a single volume, makes this book the ultimate field guide, essential on every bookshelf and birdwatching trip."

Cinquenta Plantas que Mudaram o Rumo da História


Hoje chegaram à loja várias encomendas de livros. Nem sabemos por onde começar a fazer publicidade. Começamos por este que não conhecia: Fifty Plants That Changed the Course of History de Bill Laws. Bonito, super interessante e barato. Quem identifica as plantas na capa (a imagem é um bocadito manhosa, mas tentem lá!)?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Eis uma ideia peregrina

Eis uma ideia muito simples para ajudar aos problemas da Nação:

Se recebe do Estado, recebe como Estado.

Ou seja, quem depende em mais de 50% do seu ordenado directamente do Estado, deve receber segundo as tabelas salariais do Estado. Isto valeria maioritariamente e urgentemente para Fundações, Institutos, Reguladores, Empresas Municipais, IPSSs, etc., etc., qualquer entidade com capital estatal em 50% ou mais ou cuja fonte de rendimento seja 50% ou mais proveniente do Estado.

Já metia alguma ordem, nisto, ou não? Parece-me simples: as Fundações, Institutos, Reguladores, Empresas Municipadis, etc., etc., não podem ser forma de fugir às regras da remuneração da Função Pública.

Depois deixo a discussão sobre quais devem sobreviver à extinção maciça que impera (não é as que devem ser cortadas, é as que devem sobreviver, está na altura de mudar o discurso) a quem percebe disso. Desde que não seja mais uma consultora com orçamento milionário.

O que vos parece?

Distribuição de Pteridófitos e Gimnospérmicas em Portugal

No início dos anos 80, a Colecção Parques Naturais do então Serviço Nacional de Parques , Reservas e Património Paisagístico publicava novos e interessantes volumes com frequência. Temos cá na loja os que ainda estão disponíveis para venda, incluindo este livro intitulado Distribuição de Pteridófitos e Gimnospérmicas em Portugal, de João do Amaral Franco e Maria da Luz da Rocha Afonso. Publicado em 1982, os exemplares que temos são da segunda impressão de 1983. Já não são muitas as cópias disponíveis. Mas é uma referência de excelente qualidade e utilidade. A não perder.

Divulgação: Curso de Botânica da Sociedade Portuguesa de Botânica

"Aprender sobre a morfologia de plantas, compreender as estruturas da flor, observar diferenças evolutivas entre as principais famílias botânicas. Um mini-curso de botânica para aprender a identificar plantas. Experimentar uma Flora Digital no campo. Um passeio de PDA na mão. Botânica no Verão no Parque de Natureza de Noudar." Uma iniciativa da http://www.spbotanica.pt/. E enquanto não organizamos aqui na loja algo neste género, aqui fica a divulgação de quem já o faz.

Num dia chocho de mau tempo, aqui fica uma boa notícia

Foto de Antonio Galán de Mera
Foram identificadas duas novas espécies  do género do dente-de-leão Taraxacum na Península Ibérica. Estas espécies foram identificadas no âmbito da elaboração do volume dedicado à família das compostas Compositae/Asteraceae da Flora Ibérica. Esta notícia e a foto ao lado foram publicadas no Ecosfera.

Spot Publicitário: temos por cá todos os volumes já publicados da Flora Ibérica.


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Árvores e Arbustos em Portugal

Temos 3 cópias disponíveis do livro Árvores e Arbustos em Portugal de José Marques Moreira, editado em 2008 pela Argumentum. Está esgotado no Wook, mas não aqui. ;-)

(entretanto já vendemos estas cópias e não dispomos de mais, lamentamos!)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Guia do Parque Florestal de Monsanto

A Naturterra, a equipa que nos trouxe o "Guia dos Parques, Jardins e Geomonumentos de Lisboa", publica agora, com a chancela da Câmara Municipal de Lisboa (CML), o Guia do Parque Florestal de Monsanto. A apresentação é feita hoje, com pompa e circunstância, no Salão Nobre da CML.

Até aqui, duas boas notícias. Este guia faz falta e se a qualidade do trabalho do anterior for indicativo, será uma enorme mais valia para quem queira conhecer esta área verde. E é bom ver a mesma CML, que tem autorizado e perpetrado vários ataques à integridade do Parque Florestal de Monsanto (sigam por exemplo, no fantástico blog sobre Monsanto Árvores ao Poder), valorizar Monsanto.

O problema é que o único local onde o livro poderá ser adquirido será, provavelmente, a Livraria Municipal, forma de garantir que este livro, assim como o anterior guia, permanecerá desconhecido da grande maioria das pessoas.

De um dia para o outro, as livrarias deixaram de usufruir de desconto na compra para revenda das publicações da CML. Sem qualquer pré-aviso ou justificação, à boa moda estatal, e num completo desrespeito pelo trabalho de divulgação das suas publicações que livreiros que trabalham há muito mais anos do que eu têm feito, foi implementada esta nova política. Assim, e infelizmente, já não tenho na loja o anterior guia, do qual já tinha vendido 16 cópias. E não terei, provavelmente, este novo livro. (a não ser, como já tenho feito noutras situações, passe a vender os livros sem ganhar um tostão, apenas para os poder ter).

Perde Monsanto, perde a CML, perdemos nós livreiros e perde o público. E é pena não se conseguir divulgar o de bom que a CML produz.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Já que estamos numa de gafanhotos...


... eis mais um pedido de identificação! Desta vez a foto foi tirada em Londres e o insecto em questão tem o tamanho de um camarão. Sugestões?!


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Este livro é uma preciosidade. Simplesmente adoro-o. Está dito.

El Lince Ibérico (Lynx pardina) en Castilla y León (1993). de Ramón Grande del Brío. Usei-o para a minha tese de Licenciatura sobre o lince (em 1998) e até agora não vi nenhuma obra sobre o tema superar esta, pelas ilustrações de Juan José Bautista, pelo texto e fotos. Pela intimidade como que o animal é tratado.

Aviso: A pessoa a comprar a última cópia na loja vai ter que lutar comigo se eu perceber que é a última!

Já tinha saudades do consultório de identificação! Quem reconhece este gafanhoto?



Este insecto (assim estou certo de não errar...) foi fotografado em Pessegueiro (Pampilhosa da Serra), em Outubro de 2006. Que espécie é? Os autores da fotografia sugerem Thamnotrizon cinereus. Quem dá mais?

É já no próximo Sábado!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mudámos de Página no Facebook

O Facebook desactivou a conta da Loja de História Natural enquanto "pessoa". Eu tinha-a criado porque várias tentativas de criar uma página de negócio, como seria correcto, tinham falhado. Inépcia minha aliadas a instruções pobres. Estava consciente que estava a cometer uma irregularidade. Mas era uma irregularidade banalizada e omnipresente.

No entanto, hoje a página e todo o seu histórico foi apagada sem pré-aviso. Como aliás está a acontecer a uma série de entidades. Curiosamente, na passada Sexta-feira 4 de Fevereiro de 2011, nova tentativa minha de criar uma página de negócio tinha resultado. A página está criada e ia iniciar o processo de transição. Infelizmente, o Facebook não me permitiu isso.

As boas notícias são que o blog da loja está no mesmo sítio. E o link para se tornar  nossos "Fãs" já está aí à esquerda. Só é pena não nos terem feito um aviso simpático para avisarmos toda a gente. Fica o aviso aqui.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Consulta Pública: Que carro devemos comprar?

A Loja precisa de um carro. Já está decidido que somos feirantes. Já fomos para Almada e Vouzela, ponderamos Vila Real e Beja. É preciso comprar um carro, que aguente muitos quilómetros, algo tipo uma comercial, Kangoo ou outra. Queremos que gaste pouco e de forma limpa, que seja produzida o mais próximo de nós possível. Mas não percebo nada de carros.

Sugestões?! (o preço também conta!)

Apresentação do Livro "Flora da Área Cársica do Concelho de Sesimbra"

No próximo Sábado, 12 de Fevereiro de 2011, pelas 18h00, iremos apresentar o livro Flora da Área Cársica do Concelho de Sesimbra, com a presença do autor Francisco Rasteiro e da Dra. Ana Isabel Correia, do Jardim Botânico de Lisboa.

Flora da Área Cársica do Concelho de Sesimbra de Francisco Luís Rasteiro, uma edição bilingue em português e inglês da Câmara Municipal de Sesimbra. Título em inglês: Flora of Sesimbra's Council Karst Area. PVP: 20€.

"O trabalho identifica 306 espécies, dos elementos florístico mediterrânico, euro-atlântico e florístico macaronésico, que se podem encontrar no litoral do concelho de Sesimbra. A costa escarpada é um dos poucos locais na Europa onde se podem observar algumas destas espécies.

Elaborado por Francisco Rasteiro, do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul, com o apoio de Ana Isabel Correia, professora do Jardim Botânico do Museu de História Natural, o livro resultou de um trabalho de seis anos de uma intensa pesquisa e levantamento fotográfico sobre estas espécies, algumas localizadas em sítios quase inacessíveis.
"

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Las Aves Marinas de España y Portugal /Seabirds of Spain and Portugal

Conhecem este livro?

Las Aves Marinas de España y Portugal /Seabirds of Spain and Portugal

Com informação detalhada sobre as espécies de aves marinhas observadas na Península Ibérica, Ilhas Baleares, Canárias, Ceuta e Melilla. Um livro já de 1997 mas de grande interesse para quem gosta do tema.

Horário de Fevereiro de 2011 da Loja e como evitar o Rui Pedro Lérias

Abrimos:

Terça a Sexta das 11h00 às 20h00
Sábado das 10h30 às 19h00

Encerramos ao Domingo e Segunda-feira.


Passámos, portanto, a abrir mais cedo de 3ª a 6ª e a fechar mais tarde ao Sábado. Durante o mês de Janeiro os Domingos foram mortiços, por isso vamos estar fechados aos Domingos até nova ordem.

Temos também um novo colaborador na loja, o João Paulo. Como me atraso cronicamente, será o João Paulo a abrir a loja de 3ª a 6ª e alguns Sábados, para que não sejam vocês a sofrer com a minha dificuldade em me despachar para sair de casa em menos de 1h30. Por isso já sabem, se quiserem vir à loja mas não me quiserem encontrar, a melhor aposta é vir das 11h às 14h, de 3ª a Sábado. Se, pelo contrário, quiserem mesmo muito que eu esteja, o ideal é passar por cá nas restantes horas. Claro que nada disto é completamente certo e não se aceitam processos por me encontrarem a mim quando não estavam à espera.

Reportagem sobre a Poesia Incompleta


A Poesia Incompleta fica mesmo aqui ao pé e merece todo o destaque dado nesta reportagem da SIC. Vejam e visitem, passando também por aqui, claro! ;-)