terça-feira, 30 de novembro de 2010

Muito Bom, Muito Bom, a prenda must have deste ano

Palavras para quê? Você vai ... a rir-se com este livro. A sério. Imperdivel. E nada mais natural, daí assentar que nem uma luva aqui na loja (onde nada disto acontece, garanto-lhe).


Feriados de dia 1 e 8 de Dezembro de 2010

Estamos abertos das 11h00 às 19h00. Venham visitar-nos!

sábado, 27 de novembro de 2010

Qual o perfil do leitor do blog acausafoimodificada?

Para descobrir é passar por cá porque é isso que muitos leitores do maradona têm feito (com todo o meu agradecimento!). E é interessante conhecer pessoalmente os seus leitores, tentar ligar o blog a quem o lê. Muitas vezes me pergunto quem estará desse lado (para além de ti, querida Mãe)!

Insectos em Ordem: último dia já amanhã

Termina amanhã, Domingo, 28 de Novembro de 2010, a primeira fase da exposição Insectos em Ordem. Faça uma visita virtual aqui. Mas, melhor ainda, visite este Domingo a exposição. E façamos figas para que voltem em força em Janeiro de 2011 (com ou sem FMI que as sanguessugas não são insectos).

O blog Ideais Boas visitou a loja

E fez um post sobre a visita. Ver aqui. Obrigado!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mais dois desafios de identificação!

Ora vejam lá.
A autora destas fotos encontrou estas 'bolinhas felpudas da Sicília', como lhe chamou, na reserva natural de Vendicari, Sicília. Eram abundantes e cobriam o areal e o início das dunas primárias. "Têm o tamanho e forma aproximadas de batatas médias, e um ar um bocado suspeito (chegámos a temer, ao primeiro encontro, que fosse bosta seca de cavalo)." Sugestões?!



Esta planta foi observada em Maio e em Novembro de 2010 nas portas da muralha de Évora. À primeira vista lembra-me aveleira, mas aveleira em Évora parece-me rebuscado! Serão rebentos de alguma árvore no outro lado da muralha? Sugestões?!


Obrigado pela participação!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

23 de Novembro de 2010 é dia pleno da BiodivFCT2010

Já tínhamos falado aqui do programa de actividades a decorrer na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Campus Caparica) durante os meses de Outubro de Novembro de 2010 - o BioDivFCT2010.

Amanhã, 23 de Novembro de 2010, é dia da última conferência e de muitas outras actividades a não perder. E, visto que estamos na Semana da Ciência e Tecnologia, não podia ser um programa mais oportuno. Senão, vejam:

- 14h-16h: Conferência-debate subordinada ao tema "Perda de Biodiversidade: conservação e recuperação" (ver imagem).

- 16h: Anúncio dos premiados nos dois concursos abertos no âmbito do evento (Plantas e Livre), seguido de lanche.

- 17h: Teatro no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia e em antecipação do Dia Nacional da Cultura Científica: “Nascer da evolução” e "Método Bosão de Higgs", pela Companhia Causa A.C (ver imagens).


A Loja de História Natural é responsável pelos prémios dos dois concursos e é com grande gosto que irá oferecer dois livros e quatro ilustrações aos premiados. Quer as ilustrações, quer os livros, são de autores portugueses, não porque tenhamos alguma coisa contra autores não nacionais (e quem conhece a loja sabe que temos obras de todo o mundo) mas porque gostamos de divulgar o que por cá se faz, e por cá se faz muita coisa de valor.

Será o dia da despedida da Loja da iniciativa deste ano, e o programa é riquíssimo. Apareçam!

domingo, 21 de novembro de 2010

Apresentação do livro "Contos do Destino e do Desatino"

 Segunda-feira, 22 de Novembro de 2010, pelas 19.00, será apresentado na Loja de História Natural o livro "Contos do Destino e do Desatino" de Paula Teixeira de Queiroz, com a presença da autora. São todos bem vindos a partilhar este retrato muito pessoal de vivências e situações pelo nosso país.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

22 a 28 de Novembro de 2010: Semana da Ciência e Tecnologia


"Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, de 22 a 28 de Novembro, instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o País abrem as suas portas ao público, lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento.

O Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, instituído em 1997 para comemorar o nascimento de
Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência, celebra-se durante esta semana.

Não deixe de marcar a Semana da Ciência e da Tecnologia 2010 no seu calendário. Todas as actividades são gratuitas."

Lisboa está estranhamente calma

Pelo menos nesta parte de Lisboa. Não passam carros, nem pessoas. Ainda bem que estamos longe do Circo do Oriente.

PS - E até uma encomenda conseguiu chegar, não sem antes o condutor ter passado as passinhas do Algarve, conforme nos contou (relacionado com ruas supostamente fechadas que não estavam e depois quando chegou aonde não devia ter chegado, porque estava em caminhos públicos e não havia nenhuma indicação para parar ,a culpa ainda foi dele. E isto está escrito muito pequenino para não nos virem prender...

PPS- E até agora tivemos dois clientes e bem vindos foram fizémos uma festa e até oferecemos uma prendinha para o neto de um casal muito simpático que costuma cá passar. Um jogo com animais de espuma para brincar no banho ou na piscina. Muito adequado à chuvita que cai. Mas deixa-me voltar às encomendas...

Mais um pedido de identificação: que planta é esta?

Eis mais um pedido de identificação de planta. Planta fotografada na cidade de Barcelos, junto a um muro perto de uma habitação, onde surge todos os anos, desaparecendo no Inverno. Chega a ter várias inflorescências e uma altura de 70 a 80 cms. Palpites?!


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pacotes-jardim: o prazer de jardinar na janela de sua casa

Temos na loja uns pacotinhos fantásticos que servem de vaso e já trazem terra e adubo orgânico e um pacotinho de sementes das mais variadas plantas, desde aromáticas como o manjericão e o aneto, a girassois, morangueiros, ervilhas de cheiro, miósotis e muitas, muitas mais. São uns pacotes práticos para se ter na janela da cozinha, da sala, em qualquer lado, e ver as plantas a germinar e desenvolverem-se, para mais tarde transplantar ou para ir cortando umas folhas de hortelã ou de coentros directamente na cozinha.
E funcionam?! O ISPA-Instituto Universitário comprou um para experimentar nas suas aulas de biologia e parece que está a resultar bem. Também já recebi retorno positivo sobre um pacote com sementes de girassol.

E a 4,90€ o pacote-jardim é uma óptima ideia para prenda!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Livros sobre aves e os seus cantos da Sound Approach

 Cá na loja, claro.

É urgente salvaguardar o Jardim Botânico de Lisboa: assinem a Petição

Convido-vos a ler, e se concordarem, a assinar a Petição em Defesa do Jardim Botânico de Lisboa.

O Jardim Botânico de Lisboa está a ser tratado pela Reitoria da Universidade de Lisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa como as traseiras bonitas  (que deixaram arruinar, afinal nada mais charmoso que uma ruína...) para  construções cada vez mais numerosas, mais volumosas, mais altas, e mais em cima do Jardim, sacrificando a sustentabilidade do Jardim.

É um plano ardiloso, em que o Jardim Botânico é deixado sem direcção por um período indeterminado de tempo para que não haja oposição interna ao Reitor  (a Reitoria recusou empossar a nova direcção depois da saída da anterior Directora, a actual Vice-Reitora) e em que se procura limitar a capacidade de actuação da Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) que tem sido fulcrar em desmascarar o Plano de Pormenor para o Parque Mayer e Jardim Botânico como um ataque concertado à Missão do Jardim. De notar, por exemplo, o pedido de demissão da LAJB do ex-director do Jardim Fernando Catarino, por não se querer associar ao combate valoroso que a LAJB tem feito em defesa do Jardim. Nada como uma boa luta para clarear as posições de muita gente.

A minha é esta: este belo, histórico e único jardim é muito mais do que a vista das janelas de hóteis de charme e prédios altos. É muito mais do que gabinetes de professores jubilados ou estacionamento seja de quem for. Este jardim é uma pérola no coração de Lisboa, um repositário de património genético único, um local de memórias, de história, de arte e de paixão pela Natureza e pela Humanidade. Deve, no meu entender, ser preservado a todo o custo.

Juntem-se a esta luta, façam-se sócios da LAJB e/ou assinem a petição. E usufruam deste jardim.

Encontro Humanista de Novembro: Cerimónias Humanistas de União


Depois de falarmos no último encontro sobre Cerimónias Humanistas de Boas-Vindas, no próximo encontro ir-se-á falar de outra etapa de vida e a forma como a mesma pode ser marcada pelos humanistas e ateístas - a União entre Pessoas.

A oradora convidada é uma das celebrantes da empresa Arena do Tempo que se dedica a organizar este tipo de cerimónias.

O encontro está marcado para amanhã, Quarta-feira 17 de Novembro de 2010, pelas 20h, na Loja.

Entre discussão e convívio serão mais umas horas bem passadas na companhia de outros pensadores livres. A participação é aberta a todos e é gratuita.

sábado, 13 de novembro de 2010

Neste momento na loja: apresentação do livro "Anfíbios de Portugal"


E um pequeno vídeo amadoríssimo feito durante a apresentação e a partir  do balcão. (Oh! Parece que a minha muito velha máquina não gravou o som... Aqui está na mesma, para quem gosta de filmes mudos...).

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Acabado de chegar à loja: Flora da Área Cársica do Concelho de Sesimbra


Flora da Área Cársica do Concelho de Sesimbra de Francisco Luís Rasteiro, uma edição bilingue em português e inglês da Câmara Municipal de Sesimbra. Título em inglês: Flora of Sesimbra's Council Karst Area. PVP: 20€.

"O trabalho identifica 306 espécies, dos elementos florístico mediterrânico, euro-atlântico e florístico macaronésico, que se podem encontrar no litoral do concelho de Sesimbra. A costa escarpada é um dos poucos locais na Europa onde se podem observar algumas destas espécies.

Elaborado por Francisco Rasteiro, do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul, com o apoio de Ana Isabel Correia, professora do Jardim Botânico do Museu de História Natural, o livro resultou de um trabalho de seis anos de uma intensa pesquisa e levantamento fotográfico sobre estas espécies, algumas localizadas em sítios quase inacessíveis."

Vá lá, confesse. Nem imaginava que este livro existia. Eu também não até me chamarem à atenção para o facto. Mas agora já cá está. E os livros sobre a nossa fauna e flora e em português dão-me sempre mais gozo. Uma preciosidade a não perder.

Hoje cheguei a horas, mas...

... não cheguei bem aos minutos. Se deu com o nariz na porta este sincero pedido de desculpas é para si. É o que dá por-me a escrever tontices (ver post anterior).

Coisas de lojista, não liguem, circula, circula

(post longo e chato; estão avisados)

Ontem animei-me na loja. Adoro ver encomendas a chegar. Principalmente se vêm carregadas de livros espectaculares, sobre a águia-imperial, ou o urso-pardo em Espanha, ou guias de insectos, aves, conchas, flores tóxicas, de arte, o anunciado último volume do Handbook of Birds of the World (tudo coisas da Lynx), mais uma encomenda do Observatório Marítimo dos Açores OMA com lindos pósteres em A3 e grandes, com baleias ou peixes, e puzzles e livros e ímans deslumbrantes de cetáceos, e a encomenda da Sound Approach com livros sobre aves e o seu canto (esperem mais uma apresentação em breve, um dos autores vive em Lisboa), e reforço dos guias Fapas. Um dia assim anima-me o espírito.

Menos animado fico quando as pessoas vão ou estão na loja e se dão ao trabalho de me dizer que não compram certo livro porque na net é mais barato (e às vezes até muito mais barato). O que não lhes passa pela cabeça é que a net não investe, são intermediários, que a Amazon está sediada na Irlanda para não pagar impostos, e que a Amazon não dá empregos a ninguém em Portugal. Ou a Book Depository. E nem deve ser preciso eu defender-me. Onde já se viu alguém entrar numa pizaria para dizer que a piza que mandou vir pelo telefone foi mais barata do que a piza que iria comer sentado à mesa. São coisas diferentes. E no entanto há quem ache absolutamente natural entrar numa loja que paga renda, segurança social e mais um número infidável de impostos e que investe para dar a possibilidade ao consumidor de ter os produtos na mão sem qualquer compromisso, e ainda ter alguém a atender que normalmente até é simpático, e dizer-me, sem perceberem o quão indelicados estão a ser, que vão comprar, ou compraram, mais barato na net. Que resposta esperam que eu dê?

Fica o pedido: comprem na net, eu percebo, mas por favor, não me venham esfregar isso na cara. É simplesmente bater com o pau num ninho de vespas virem-me dizer essas coisas. Ás vezes fico calado, outras solto um enxame de ferrões à volta da cabeça da pessoa até que saia a correr da loja para não ser mais picada. Bom, na verdade, isto só aconteceu uma vez, com uma estudante de ilustração que, bem intencionada, quis comprar o Guild Handbook of Scientific Illustration. E foi um bico de obra.

Este livro, uma referência essencial para ilustradores, não se encontra, tanto quanto sei, em nenhuma livraria em Portugal. Comprei, a pronto, duas cópias ao editor pelo preço de 115€ cada. O preço de venda ao público recomendado é de 148€. Eu, a achar que até estava a ser simpático, precei o livro a 140€ (eu sei que 25€ parece muito para ganhar num só livro, mas isto inclui IVA e é uma margem bastante inferior à margem considerada mínima para uma livraria conseguir ter as portas abertas, para além de que os livros numa livraria são vistos por pessoas que depois vão comprar à net e que os vão gastando, e portanto na verdade, provavelmente, mesmo a este preço, nunca faria um tostão com a sua venda). E tratei de divulgar junto de quem poderia estar interessado que o livro estava na loja. A reacção deixou-me KO. Entre acusações de estar a querer enriquecer à custa de pobres estudantes fui surpreendido pelo livro à venda na net a preços entre 100-120€, portes incluídos. Questionei - sou muito ingénuo, está visto - a editora sobre este facto, afinal tinham-me fornecido mais caro do que a net vende ao público, e a resposta é a resposta típica das editoras que adoram cometer suicídio, siderando as pequenas livrarias para favorecer grandes cadeias que lhes dão margens bem menores e deixam dívidas por pagar enormes. A resposta é sempre que a culpa não é deles, quando a culpa é só deles. Mas adiante.

Esta rapariga acabou por comprar o livro online, e depois veio à loja dizer-mo e para me mostrar ilustrações suas, algo que eu a tinha convidado a fazer. Mas claro que as vespas não lhe permitiram. Convidei-a a enviar as ilustrações para o site na net onde tinha comprado o livro. Porque razão é que eu iria investir num autor que não investe em mim? E depois, ainda se deu ao luxo de me perguntar aonde é que faço as reproduções das ilustrações que vendo na loja, feitas numa técnica especial que eu, ao que parece, estou a ajudar a divulgar. Antes de lhe responder, porque tenho as melhores referências a dar desta loja, a Extramedia, perguntei-lhe porque não perguntava ao site na net que lhe tinha vendido o livro.

Eu sei que sou chato, mas não há almoços grátis. Se as pessoas acham que podem comprar tudo na net, no estrangeiro, ao preço mais barato possível, e depois ter em Portugal emprego e economia vibrante, e ainda o luxo de haver um tipo numa loja que quer divulgar o seu trabalho e que dá informações sobre como podem elas imprimir o mesmo para vender estão perfeitamente iludidas. A resposta que recebi foi a típica: que não tem dinheiro, nem emprego, que o Governo não dá emprego às pessoas, e que não se pode esperar que seja ela a fazer sacrifícios, que tem comprar onde é mais barato.

Enfim. Este livro só me trouxe dores de cabeça. Agora pergunto: valeu a pena investir 230€, com o risco todo do meu lado, para ter disponível um livro que não há para venda e consulta em mais lado nenhum? Eu acho que sim, ainda a semana passada, por sugestão minha, o emprestei a um ilustrador para o mostrar aos seus alunos, sabendo que os mesmos irão comprá-lo na net, porque também fiz questão de informar o ilustrador das opções para os alunos na net, porque não queria que o mesmo fosse surpreendido, como eu fui, e mais tarde acusado de ajudar alguém a lucrar com os alunos. Imagine-se, lucrar. Haverá pecado mais capital em Portugal do que ter um negócio e querer lucrar de forma honesta, aberta, sem favores de ninguém?

E, no fim do dia, sigo para o campo, para junto do meu cão, aquele que apareceu abandonado e que nunca mais partiu. O cão é maluco, tarado, suja-me todo, destruíu a cobertura da casa que lhe construí para depois me fazer companhia a ver isolar de novo a casota, mas recebe-me sempre com o maior entusiasmo do mundo, circulando o carro e perscrustando o perímetro para se certificar que não há perigo e que estou seguro. E depois, enquanto o meu companheiro adianta o jantar e eu recolho lenha pelo terreno, para acender o recuperador de calor que as noites estão frias, fica ali, a ver-me e, finalmente, por uns instantes, o pó assenta e tudo parece mais simples.

sábado, 6 de novembro de 2010

Visita Guiada ao Jardim Botânico de Lisboa


Após 40 anos de espera, o Jardim Botânico de Lisboa foi, finalmente, decretado Monumento Nacional! Para marcar este facto, e na semana em que completa 132 anos, a Loja de História Natural associa-se à Liga dos Amigos do Jardim Botânico - LAJB para oferecer a todos uma visita guiada ao jardim.

A visita terá lugar no próximo dia 13 de Novembro de 2010, pelas 15h00. O ponto de encontro é a Loja de História Natural, na R. do Monte Olivete, 40, em frente à escadaria da Politécnica. O custo da visita é o custo de entrada no jardim (1,5€/0,75€).

A entrada no jardim é gratuita para sócios da LAJB. Ser sócio da Liga custa 10€ por ano. Faça-se sócio! O Jardim Botânico de Lisboa está deteriorado e corre risco de ser diminuido, na sua Missão e na área efectiva de jardim. Apoie a LAJB, usufruindo ao mesmo deste belo jardim.

P.S. - Atenção, para que não haja confusão: o aniversário do jardim é, oficialmente, no dia 11 Novembro, Quinta-feira. Mas a visita só vai ser no dia 13 (Sábado) com início às 15h00, na loja!

Apresentação do livro "Guia Fotográfico Quercus - Anfíbios de Portugal"


O Guia Fotográfico Quercus - Anfíbios de Portugal, da autoria de Armando Caldas e editado pelo Grupo de Fotografia da Natureza, do Ambiente e Documental da Quercus, foi lançado no passado dia 31 de Outubro de 2010 no Congresso comemorativo dos 25 anos da associação.

A apresentação em Lisboa será no próximo dia 13 de Novembro de 2010, pelas 17h30 na Loja. Estarão presentes o autor Armando Caldas e João Branco da Quercus.

A Quercus esteve à conversa com o autor em Gaia, onde o livro foi lançado. Uma excelente adição à bibliografia de história natural em português.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Este guia em MP3 é para o maradona


O maradona mostrou tanto gosto em ouvir constantemente o chilrrrrear dos pássaros que lhe encomendei este guia de aves que inclui registo sonoro. Para poder ouvir as suas aves favoritas onde quiser. Incluindo na Loja! :-)

PS (para quem não percebe nem quer saber do que estou a falar)- já cá está  este guia de aves para leitor de MP3 e integra uma encomenda de quase todos os guias sonoros da Alosa que chegou ontem à loja. Inclui guias de aves, mamíferos, anfíbios, insectos, registo sonoro de paisagens, do ciclo de água (excelente para insónias), e muito mais. O CD com o uivar de lobos nem chegou a ter preço marcado, foi embalado ainda quentinho, acabadinho de sair do forno!

 
Entre muitos outros! (mas acho que já perceberam a ideia...)

Mais um Desafio de Identificação


Quem identifica isto? Mineral, vegetal ou animal?! Mais uma dúvida de identificação trazida por uma cliente. Adoro estes desafios!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Apresentação do livro "Aves dos Açores"

É já na próxima Segunda-feira, 8 de Novembro de 2010, a apresentação do livro "Aves dos Açores", uma edição da SPEA com autoria de Carlos Pereira, João Tiago Tavares e Pedro Fernandes.

Em oito dias serão três os livros de história natural a apresentar na loja. Dia 8/11 as Aves dos Açores, dia 13/11 o guia fotográfico dos Anfíbios de Portugal e dia 15/11 o livro Aves de Portugal. Continuaremos a fazer a divulgação destas actividades aqui no blog.

Se quiser receber com regularidade informação das nossas actividades increva-se na nossa mailing list, enviando-nos um mail para info(a)lojadehistorianatural.com .

terça-feira, 2 de novembro de 2010

BiodivFCT2010 – Biodiversidade no Campus da Caparica

"A FCT/UNL junta-se às comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, uma iniciativa das Nações Unidas que tem como objectivos divulgar a importância da biodiversidade e da sua conservação, e melhorar a compreensão do seu papel fulcral na sustentabilidade da vida no nosso planeta."

As actividades são variadas, desde concurso de fotografia e arte com a diversidade do Campus como tema, a um ciclo de conferências-debate sobre biodiversidade que se iniciou a 27 de Outubro de 2010 e que continua amanhã, 3 de Novembro de 2010 (ver programa), exibição de filmes e a apresentação de duas peças de teatro, uma também amanhã, 3 de Novembro de 2010, e  duas belíssimas exposições de Alan Phillips e Patrícia Noronha.

A Loja de História Natural foi convidada para se associar a esta iniciativa, o que muito nos alegrou e o que fizemos de bom grado. Estaremos presentes com uma banca nos dias das conferências-debate e iremos oferecer os prémios para os dois concursos a decorrer.

É bom ver este tipo de iniciativas e a organização está de parabéns. Já os alunos da FCT mostram uma passividade algo assustadora em relação ao que se passa na sua instituição. Mal geral no ensino superior? Espero que não.

Bem mais positiva, e não posso deixar de salientar, foi a forma profissional com que fomos acolhidos pelos organizadores do evento e pelo pessoal da Biblioteca da FCT, que não se pouparam a esforços para ajudar no que fosse preciso. E que foram muito generosos com a expansão territorial da nossa banca!

A foto mostra parte da banca da Loja no passado dia 27 de Outubro, no dia em que saíu o artigo na Time Out e em que eu estava todo babado (nota-se muito?!).